Contraf/CUT e Caixa realizam rodada de negociações da mesa permanente nesta quarta-feira

0

Nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 14h30, em Brasília, acontece a retomada da mesa permanente de negociações entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Caixa Econômica Federal. O destaque da pauta são as pendências do acordo aditivo da à Convenção Coletiva Nacional de Trabalho 2012/2013.

Um dos pontos a ser debatido refere-se às condições de trabalho dos tesoureiros. Ocorre que a Caixa deveria ter apresentado até o dia 31 de março deste ano um plano de ação para solucionar os problemas de condições de trabalho dos tesoureiros. Sobre o assunto, o diretor vice-presidente da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Jair Pedro Ferreira, diz que, embora a empresa tenha informado na rodada ocorrida em janeiro, de que apenas seis agências em todo o país estavam sem corredores para o abastecimento dos caixas, as entidades sindicais receberam denúncias de ausência dos mesmos em mais unidades. A CEE/Caixa assessora a Contraf/CUT nas negociações com o banco.

Outro ponto da pauta será a questão do descomissionamento. Na rodada de negociação permanente realizada em fevereiro, a Contraf/CUT – CEE/Caixa entreguou um documento à Caixa com as propostas dos empregados para definição de regras de descomissionamento. Jair Ferreira explica que “hoje quem determina unilateralmente o descomissionamento é o gestor sem qualquer critério, o que deixa o bancário em uma situação de completa vulnerabilidade”.

Conforme previsto no acordo aditivo da Caixa, o prazo para o banco apresentar uma proposta encerrou-se no dia 31 de março.

Login único – Ainda nesta quarta-feira, durante rodada da mesa permanente de negociações, a Contraf/CUT – CEE/Caixa vai cobrar da Caixa informações sobre o andamento da implantação do login único. Essa ferramenta de trabalho, como resultado da mobilização dos trabalhadores na campanha salarial de 2012, começou a ser implantada nos edifícios Matriz I e II, na Filial e nas superintendências regionais.

As entidades sindicais defendem agilidade da Caixa na implantação do login único também para os empregados das agências. A orientação é para que os trabalhadores acompanhem esse processo cuidadosamente e, se necessário, denunciem aos sindicatos qualquer problema no novo sistema.

O login único é uma conquista que visa melhorar as condições de trabalho e ajudar a evitar fraudes no ponto eletrônico, uma vez que o trabalhador só pode logar em apenas uma máquina por vez.

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.