Delegações das Apcefs começam a se dirigir a Vitória para os Jogos da Fenae 2012. Abertura solene será no sábado

0

Jogos Fenae Vitória 2012Contagem regressiva para o início da 10ª edição dos Jogos da Fenae, que acontece em Vitória (ES) no período de 18 a 25 de agosto. Boa parte das delegações de todas as 27 Apcefs, compostas de atletas, integrantes de comissões técnicas e acompanhantes, devem chegar à capital do Espírito Santo nesta sexta-feira, dia 17 de agosto. Ao todo serão 2.336 esportistas que disputarão 570 medalhas, 13 troféus de equipes e o troféu de campeão geral.

Três atletas vão fazer parte do cerimonial de abertura, agendado para sábado, dia 18 de agosto, a partir das 19h, no Clube Álvares Cabral, em Vitória. Com certeza, o ato de abertura será marcado por muita vibração, aplauso, desfile das delegações e pela queima de fogos de artifícios. Haverá até mesmo atleta encarregado de acender e carregar a tocha olímpica.

Giuseppe Braile e Hildecy Vilar Sales de Jesus foram escolhidos para representar as Apcefs do Espírito Santo (sede do evento) e Sergipe (segunda colocada na votação para escolha da sede). Eles farão o acendimento da pira. O outro atleta é Paulo Roberto da Costa, da Apcef/AM, representando a região Norte que nunca havia participado da cerimônia, que fará o juramento do atleta.

Os três têm um ponto em comum: são atletas que participam dos jogos desde a sua primeira edição e ajudaram a construir a história do maior evento esportivo envolvendo os trabalhadores de uma mesma empresa.

“Senti-me honrado com a homenagem. É muito especial, pois tenho participado de todas as edições dos Jogos da Fenae, antes conhecido como Jogos da Caixa. Confesso que estou ansioso para chegar o dia da abertura”, declara Giuseppe, que é empregado aposentado e mesa-tenista da equipe da Apcef/ES.

A sua companheira no acendimento da pira será Hildecy Vilar Sales de Jesus, que compete pela Apcef/SE no atletismo. Assim como Giuseppe, Hildecy é presença constante nas edições dos Jogos da Fenae.

Hildecy compete desde a primeira edição dos jogos, em 1987. Mas sua trajetória tem sido diversificada. Começou competindo pela natação, depois passou para os 100 metros raso, salto em distância, vôlei de quadra e de areia, conquistando várias medalhas.

Nos Jogos de Vitória, a atleta participará da corrida rústica na categoria 5 mil metros e nos 1.500 metros. “Fiquei lisonjeada com o convite para representar a Apcef/SE e participar de um momento tão importante dos jogos, que é o acendimento da pira”, destacou.

Outro momento muito esperado na cerimônia de abertura dos jogos é o juramento do atleta. “Foi um convite muito especial e que me deixa emocionado”, ressalta Paulo Roberto da Costa, que fará a leitura do compromisso dos esportistas. Paulinho, como é mais conhecido entre os colegas, participa dos Jogos da Fenae desde a primeira edição. Em Vitória, integrará a equipe do futebol society máster da Apcef/AM.

Tudo pronto, portanto, para a cidade de Vitória sediar pela segunda vez uma edição dos Jogos da Fenae. A edição 2012 do evento terá 25 modalidades esportivas, classificadas entre individuais, duplas e coletivas. As disputas acontecem na sede social da Apcef/CE, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Clube Náutico Atlético Cearense e na Praia de Meireles.

Medalhistas das Olimpíadas de Londres na abertura – Os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas nos Jogos Olímpicos de Londres pelo boxe, vão participar da cerimônia de abertura dos Jogos Fenae 2012. Eles foram convidados pela Apcef/ES e atenderam prontamente o convite.

Os atletas são do bairro de Jacaraípe, no município de Serra, onde está localizada a sede da Apcef/ES. Yamaguchi e Esquiva são filhos do lutador Touro Moreno, de 75 anos, que continua na ativa. Com o desempenho deles nas Olimpíadas, o boxe olímpico brasileiro ressurgiu no cenário internacional, voltando a conquistar medalhas após um jejum de 44 anos. Em 1968, Servílio de Oliveira conquistou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Cidade do México.

A campanha dos irmãos Falcão acabou premiada com duas medalhas. Pela categoria meio-pesado (até 81 kg), Yamaguchi, 24 anos, conquistou o bronze. Esquiva, de 22 anos, conseguiu superar o irmão, ficando com a medalha de prata. Na decisão da categoria dos médios (até 75 kg), o pugilista foi derrotado pelo japonês Ryota Murata.

Estrutura dos Jogos da Fenae – Toda a estrutura de apoio aos atletas e dirigentes de associações, durante o maior evento esportivo do pessoal da Caixa, ficou a cargo da Fenae. No Clube Álvares Cabral, onde acontecerá a maioria das disputas, está sendo montado um verdadeiro quartel-general com conexão de internet sem fio e lan house que possuem terminais da Caixa, espaço para relaxamento e o restaurante, onde os mais de dois mil atletas irão almoçar diariamente. Haverá também estandes de parceiros como Funcef, DF Eventos e PAR Relacionamento.

Embora a hospedagem dos acompanhantes não seja atribuição da Fenae, a Comissão Organizadora deu suporte inserindo-os nos mesmos hotéis das suas delegações. Em 2012, serão 560 acompanhantes, que arcam com as próprias despesas.

Cerca de 300 pessoas deverão trabalhar para assegurar o pleno funcionamento da estrutura necessária para realização dos jogos e divulgação. O pessoal de apoio inclui equipe da coordenação de modalidades, assessoria técnico-operacional, equipes das UTI móveis, seguranças, boleiros, enxugadores, árbitros, fiscais e mesários, entre outros. Uma secretaria com funcionários da Fenae atenderá aos atletas diariamente, das 8h às 18h.

Outro item que teve atenção especial da Fenae foi a comunicação. A cobertura dos Jogos da Fenae 2012 terá como principais ferramentas as redes sociais e os boletins eletrônicos. Nestes jogos, a Federação está inovando com a realização de transmissões online.

Assim como ocorreu com o sorteio das tabelas, no dia 28 de junho, a abertura e o encerramento serão transmitidos ao vivo pelo site da Federação. A partida final será narrada pelo locutor e radialista Silvio Luiz. Durante os jogos, tanto os participantes quanto o público poderão acompanhar o noticiário e os resultados por meio dos boletins divulgados em telões.

A Fenae está patrocinando também as festas de abertura e encerramento dos jogos, além de uma festa de confraternização agendada para o dia 23 de agosto. Cada atleta receberá um kit durante o credenciamento.

“Teremos um evento grandioso. O nível de preparação foi alto e toda estrutura necessária está presente. Em termos de logística, não tem pendências. Buscamos ver os problemas e pontos fortes dos anos anteriores, para oferecer o melhor aos nossos atletas”, ressaltou a diretora de Administração e Finanças da Fenae e membro da Comissão Organizadora, Fabiana Matheus.

Apcefs – Enquanto a Fenae tratou da logística dos jogos, as Apcefs ficaram responsáveis pelas questões relacionadas às inscrições e seleções dos atletas. Coube também a elas solicitar à Caixa a liberação dos empregados. Esta dispensa conta com apoio da empresa e está prevista no acordo coletivo de trabalho.

Outra atribuição das associações é requisitar e arquivar aos atletas inscritos o atestado médico assegurando que estão aptos para participar da competição. O transporte também é responsabilidade das Apcefs, cabendo à Fenae o apoio de 50% no custo total.

As associações apoiam a preparação dos atletas com contratação de técnicos e até locação de locais para treinos, quando não possuem estrutura adequada em suas sedes sociais. São as Apcefs que fornecem os uniformes utilizados pelas delegações durante o evento.


Fonte: Fenae Net

Comments are closed.