Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários da Cassi debate melhorias

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Preservar a Cassi é garantir a sua saúde. Este foi o tema norteador dos debates do VI Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários da Cassi, o plano de saúde dos funcionários do Banco do Brasil, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília.

O encontro, que contou com programação extensa, incluindo palestras e discussões sobre os principais assuntos de interesse dos associados, foi uma oportunidade de debate sobre os temas relacionados ao fortalecimento da participação social das práticas de saúde e à participação dos beneficiários no processo de melhoria dos serviços oferecidos pela Cassi.

Criados com função consultiva, os Conselhos de Usuários da Cassi são órgãos de âmbito estadual, sendo que os representantes dos associados são eleitos em Conferências de Saúde. São compostos por representantes eleitos dos associados, das entidades, da Cassi e do Plano Cassi Família. CIPA, Super, Equipes de Auto Desenvolvimento (EADs), Órgãos Regionais, AABB, AAFBB, Apabb, Afabb, sindicatos, federações, Anabb, Cooperativas, entre outras, integram os Conselhos.

“Queremos estar mais próximos dos associados e também dos participantes do Plano Cassi Família e o Encontro de Conselhos de Usuários é uma via que nos permite melhor entender as diversas necessidades e angústias sob uma ótica ponderada e crítica que nos ajuda a aperfeiçoar as soluções”, resumiu a diretora eleita de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi, Mirian Fochi, que participou do encontro.

Em sua exposição, parte da programação do evento, Mirian levou para os conselheiros de usuários as dificuldades que a diretoria de Planos de Saúde está enfrentando e que acabam refletindo na prestação de serviços. Segundo Mirian, são problemas que passam principalmente pelo credenciamento, pela comunicação e pela regulação do plano.

Para resolvê-los, a diretora eleita da Cassi apresentou uma série de iniciativas que estão sendo colocadas em execução por sua pasta. “São projetos de melhorias no relacionamento com nossos participantes, da Central de Atendimento, do nível de credenciamento, para agilizar os processos e desburocratizar, e também de amplas melhorias voltadas para a parte de negociação, que está sendo redesenhada. Também estamos trabalhando para informatizar os processos que hoje são manuais”, enumerou.

Mirian também tratou de assuntos que, segundo ela, são espinhosos, mas que os associados precisam discutir, como, por exemplo, o que classifica de “judicialização da saúde” e que vem ocorrendo também na Cassi. “Precisamos discutir o que é e o que não é direito, porque as ações na Justiça na sua maioria são em função de negativas porque o procedimento não é coberto pelo plano. E isso tem trazido uma situação em que a dívida de alguns poucos ou o benefício que alguns poucos conseguem na Justiça resulta numa conta que é dividida entre todos nós”.

O encontro contou também com a presença dos conselheiros eleitos em abril deste ano Mário Fernando Engelke (Conselho Deliberativo) e Carmelina Pereira dos Santos (Conselho Fiscal).


Fonte:Seeb Brasília

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