Fragilidade na segurança permite assalto ao PAB do Santander no Hospital Belém

0

Mais um caso de assalto a banco no Pará devido à ausência de porta giratória de segurança na unidade bancária. O alvo dessa vez foi o Posto de Atendimento Bancário (PAB) do Santander, localizado dentro do Hospital Belém, na Avenida Almirante Barroso, uma das principais vias de entrada e saída na capital paraense. O crime ocorreu por volta do meio dia dessa terça-feira (7).

Um homem vestido com jaleco médico entrou no banco e de posse de uma pistola ponto 40, de uso exclusivo da polícia, rendeu o único vigilante do local e roubou sua arma. Outros dois homens armados entraram na unidade para efetuar o assalto. Eles levaram toda a renda dos caixas, do cofre e dos caixas eletrônicos, além de dinheiro e objetos de valor dos clientes. Não houve troca de tiros nem agressões físicas aos funcionários do PAB nem aos clientes.

A polícia foi acionada e apurou que a fuga dos assaltantes foi em duas motos e um carro modelo Siena. A partir das denuncias, a polícia identificou as duas motos e prendeu dois elementos suspeitos de envolvimento na fuga da quadrilha. As investigações para capturar os demais envolvidos continuam e a polícia trabalha com a hipótese de que essa quadrilha é a mesma que tentou assaltar esse mesmo PAB do Santander em outubro do ano passado, ocasião na qual um dos assaltantes tentou se passar por policial militar.

Assistência sindical – Tão logo soube do fato ocorrido, o Sindicato dos Bancários do Pará, através do diretor Gilmar Santos e da assessoria jurídica e de saúde, compareceu ao PAB Santander do Hospital Belém e acompanhou os bancários e bancárias da unidade até a Divisão de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil (DRCO) para prestarem depoimentos.

O Sindicato orientou aos funcionários sobre a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e sobre os procedimentos para acompanhamento médico e psicológico.

Essa foi a terceira ocorrência de assalto a banco no estado em 2017.

“No final do ano passado a agência do Bradesco em Marituba sofreu assalto semelhante a este do PAB Santander do Hospital Belém. Ambos os casos de assalto ocorreram pela ausência da porta giratória com detector de metais, que é um equipamento obrigatório, tanto por lei federal (7.102/83) com por lei estadual (7.013/07), e que somente não estão instaladas porque os bancos insistem em desrespeitar a Lei e não garantir segurança devida aos seus funcionários, clientes e usuários. Outro elemento que contribui para essas ações criminosas é fragilidade de atuação preventiva do sistema de segurança pública. Enquanto os bancos e o Governo do Estado não priorizarem uma ação conjunta com a categoria bancária e com a sociedade, seguiremos reféns da violência e da insegurança. Mas continuamos na luta para reverter essa situação”, afirma o diretor de saúde do Sindicato, Gilmar Santos.
Fonte: Bancários PA
Atualizada às 12h25 do dia 08/02

Comments are closed.