Pará já tem seu Fórum pela Democratização da Comunicação

0

Lançamento FNDCO Fórum Paraense pela Democratização da Comunicação foi lançado oficialmente na última terça-feira (23) no auditório da Ordem dos Advogados do Pará – Seção Pará. O Sindicato dos Bancários do Pará foi representado pelo diretor Márcio Saldanha. Outras 49 entidades também participaram do evento, entre elas a CUT-PA, que também organizou o Fórum.Público prestigiou o evento

“Nem sempre as vozes das entidades sindicais e movimentos sociais são reproduzidas como deveriam ser pela grande mídia, além disso, quando nos dão espaço, ele é reduzido. Por isso a importância desse fórum pela democratização da comunicação, para que juntos possamos construir uma mídia democrática”, defende Márcio Saldanha.

Para o gestor público da Empresa Brasileira de Comunicação e vice-presidente da Associação de Rádios Públicas do Brasil, Orlando Guilhon, “a luta pela democratização faz parte da ‘cesta básica’ de cidadania. É tão importante quanto trabalho, saúde e educação. A ideia é disseminar a demanda do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação em toda a sociedade por meio de debates, congressos e manifestações”.

Sônia Correa, do Centro de Estudo de Mídia Alternativa Barão de Itararé, explicou que o FNDC defende o controle público sobre uma concessão pública. “Para o Brasil ser um país verdadeiramente democrático, ele precisa garantir a democracia na mídia. E a comunicação é um direito humano”, observou.

FNDC – O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) foi criado em 1991 e é organizado por movimentos sociais e busca debater a temática, com o intuito de recolher cerca de 1,5 milhão de assinaturas para pressionar o Congresso Nacional a regulamentar a comunicação no Brasil, de modo que acabe com o monopólio da mídia conservadora, controlada majoritariamente por grupos familiares.

Oficina de mídias sociaisOficina de mídias sociais – Ainda como parte da programação de lançamento do Fórum, a CUT-PA realizou na sede do Sindicato dos Bancários do Pará, uma oficina de mídias sociais para as entidades sindicais da Central.

A oficina foi ministrada pelo coordenador de Mídias Sociais da CUT Nacional, Alex Capuano que explicou a importância das mídias sociais para os sindicatos. “Nas redes sociais, que hoje para nós são as mídias alternativas, temos a chance de sermos mais ouvidos por todos, politicamente e democraticamente”.

Próximos passos – Durante o encontro, ficou agendada a primeira reunião do Fórum Paraense, que será no próximo dia 8, na sede da CUT-PA, às 17h, onde deverá ser elaborado o plano de lutas e a eleição da delegação que irá representar o Pará na Plenária Nacional do FNDC em Brasília.

Os sindicatos e movimentos sociais assumiram o compromisso de coletar assinaturas para o abaixo-assinado da democratização da comunicação. A entrega dos documentos será feita na sede da CUT-PA ou da CTB em Belém.


Fonte: Bancários PA, com CUT-PA e OAB-PA

Comments are closed.