Por água potável e mais contratações, Sindicato protesta em frente à Superintendência da Caixa em Belém

0
Sindicato distribuiu água mineral para os bancários e bancárias da Caixa

Sindicato distribuiu água mineral para os bancários e bancárias da Caixa

Desde 2013, bancários e bancárias das agências da Caixa na região metropolitana de Belém precisam fazer coleta para comprar água mineral ou trazer o líquido de casa. É que no final do respectivo ano, uma alteração em um dos normativos internos (AD143) determinou a suspensão do fornecimento de água mineral às unidades.

A partir daí, instalaram-se filtros de água no prédio, mas logo no primeiro teste de potabilidade, o resultado: “a amostra da água utilizada neste Ed. Sede apresentou coliformes totais, cloro livre e cor aparente fora dos valores de referência, portanto não possui potabilidade”.

Confira aqui o laudo na íntegra

Tatiana Oliveira denuncia que a manutenção dos filtros não é feita regularmente

Tatiana Oliveira denuncia que a manutenção dos filtros não é feita regularmente

“Água filtrada não é a mesma coisa que água mineral, primeiramente se observa que as cisternas e caixas d’água não possuem higienização adequada para armazenar a água para consumo, os filtros utilizados nas agências são extremamente simples e não possuem mecanismos suficientes para eliminar micro-organismos e a rotina de limpeza e manutenção desses filtros é precária. Na agência Cabanagem, por exemplo, a cisterna fica no estacionamento que alaga durante a chuva”, afirma a diretora do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira, durante manifestação da entidade em frente a Superintendência da Caixa em Belém, na manhã desta quinta-feira (9).

Na época, o Sindicato dos Bancários cobrou providências, através de ofício, e o banco disse que o problema seria resolvido e que os testes seriam feitos regularmente.

Heider Alberto diz que a mesma água filtrada é oferecida aos clientes e usuários

Heider Alberto diz que a mesma água filtrada é oferecida aos clientes e usuários

“Mas de lá pra cá nada mudou e a alternativa encontrada pelos bancários e bancárias, para não correrem o risco de contaminação, foi a de providenciar por conta própria água boa para consumo, mas como nem sempre isso é possível, tem dias que a única saída é beber a água do filtro que tem gosto e cor estranha. Essa mesma água é também a única opção para clientes e usuários”, denuncia o diretor do Sindicato e funcionário da Caixa, Heider Alberto.

7 bilhões de lucro em 2014 – “Esse balanço deixa claro que a falta de dinheiro não é o problema. O que falta é sensibilidade e respeito aos clientes e funcionários, principais responsáveis por tamanha arrecadação, que junto com a gente e os concursados aprovados e ainda não chamados, exigem a contratação imediata de mais bancários e bancárias conforme está no Acordo Coletivo de Trabalho”, ressalta a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Rosalina Amorim lembrou que Caixa se comprometeu a contratar 2.000 bancários até final do ano

Rosalina Amorim lembrou que Caixa se comprometeu a contratar 2.000 bancários até final do ano

Em uma das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho, a Caixa se comprometeu a contratar mais dois mil empregados até o final de 2015, mas ao invés de mais contratações, o banco lançou o Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA). Até agora 2400 empregados já aderiram de forma voluntária ao PAA, ou seja, são menos bancários e bancárias para atender a população. Enquanto isso, milhares de concursados aguardam convocação, como o universitário Rodrigo Soria, aprovado no último concurso como cotista.

Rodrigo Soria aprovado no último concurso da Caixa aguarda convocação

Rodrigo Soria aprovado no último concurso da Caixa aguarda convocação

“Fiquei na 27ª colocação para Belém e Região Metropolitana e estou aqui representando todos aqueles que foram aprovados e não foram chamados, em especial aqueles com deficiência como eu que sou deficiente físico. Não precisa ser nenhum especialista para entender que o déficit de funcionários na Caixa reflete na precariedade do atendimento que é oferecido a nós, pois sou também correntista desse banco há muitos anos. E a situação dos concursados pode piorar ainda mais se o PL 4330 for sancionado, se hoje esperamos anos para sermos chamados que dirá depois da aprovação desse projeto”, destaca Rodrigo Soria.
Na quarta-feira (8), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do PL 4330 que amplia a terceirização e abre caminho para que se precarize as relações trabalhistas. 324 deputados votaram favoravelmente, 137 parlamentares foram contrários e apenas 2 se abstiveram.

Na próxima quarta (15), uma greve geral reunirá as maiores centrais sindicais do país e parceiros dos movimentos sociais contra os ataques do Congresso aos direitos trabalhistas.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.