Sindicato cobra retomada de negociação permanente com Banpará

0

Assim como no Banco da Amazônia, a categoria bancária também exige a retomada da mesa permanente de negociação com o Banpará. Na manhã desta terça-feira (7) o Sindicato dos Bancários, em conjunto com a Contraf-CUT e a FETEC-CUT Centro Norte realizaram manifestação em frente à matriz do banco, em Belém, com esse objetivo.

Ato Banpará mesa permanente 2“Desde o final da greve no ano passado que o banco se recusa, sistematicamente, a as entidades sindicais para debater assuntos que estão na ordem do dia dos empregados e empregadas da instituição, como: Reestruturação; Saúde e Condições de Trabalho; Segurança; Desrespeito aos Comitês internos; Retirada do patrocínio da Cafbep; Comissionamentos, Descomissionamentos, Demissões arbitrárias, dentre outras relações abusivas com o funcionalismo. O fato de termos assinado um Acordo de Trabalho com validade até 2018 não significa que não há problemas a resolver no Banpará. Temos muitas demandas e, por isso, queremos a retomada da mesa permanente o quanto antes”, afirma o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Ato Banpará mesa permanente 3“Vivemos uma conjuntura de desmonte dos direitos da classe trabalhadora, vide a aprovação das Leis de Terceirização e da Antirreforma Trabalhista, prevista para começar a vigorar em 11 de novembro. E desde setembro tentamos reunir com o Banpará para tratar sobre um Termo de Compromisso, proposto pelo Comando Nacional dos Bancários e Bancárias, para defender as conquistas da greve de 2016 e para que se proteja empregos, resguarde direitos históricos e delimite os atos nocivos que possam vir dessas leis aprovadas e de outras que ainda tramitam no Congresso Nacional, como a Reforma da Previdência. Estamos em Campanha Nacional pela defesa dos Bancos Públicos e queremos dialogar com o Banpará estratégias para o fortalecimento do caráter público da instituição”, destaca a diretora do Sindicato e da CUT Pará, Vera Paoloni, que é funcionária do Banpará.

Entidades sugerem reunião no dia 10

Durante a manifestação, uma comissão de dirigentes sindicais foi até à presidência do Banpará para reiterar o ofício que solicita a retomada da mesa permanente com as pautas apresentadas pela categoria a serem debatidas.

A diretoria acolheu o pedido e informou que responderá oficialmente até essa quarta-feira (8). As entidades sindicais propuseram o próximo dia 10 de novembro (sexta) como indicativo de data para a retomada da mesa permanente.

Chamado às mobilizações do dia 10

Na próxima sexta-feira, 10 de novembro, a CUT e demais centrais sindicais, junto com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, realizam em todo país um Dia Nacional de Luta em defesa de direitos, da previdência, da justiça do trabalho e contra o trabalho escravo.

Em Belém, o Sindicato dos Bancários fortalecerá a mobilização convocada para iniciar às 8h30, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Praça Brasil (Umarizal) e que seguirá em passeata até o Mercado do Ver-O-Peso, no centro de Belém.

Na manifestação de hoje, em frente à matriz do Banpará, o Sindicato realizou um chamado à categoria e à toda população para protestar contra o golpe em curso e defender os direitos e interesses da classe trabalhadora em geral.

 

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.