Sindicato constata extrapolação da jornada de trabalho na agência Pedro Miranda

0

Relógio marca 20h11 e bancários ainda estão trabalhando na agência Pedro MirandaHá pelo menos dois meses, alguns bancários da agência Pedro Miranda estão cumprindo uma sobrecarga de trabalho acima do permitido na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que no artigo 59 diz “a duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho”.

Segundo constatou o Sindicato durante visita a agência, caixas e tesoureiros estão trabalhando cerca de 1h a 2h a mais do que determina a CLT. O motivo para a extrapolação da jornada está no crescimento da demanda.

“Tudo isso reflete a necessidade da contratação de mais bancários, pois a demanda cresce dia após dia, mas a contratação não acontece na mesma proporção. A conseqüência disso é a sobrecarga de trabalho, bancários adoecidos e clientes irritados com a demora no atendimento”, ressalta a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Ainda de acordo com a apuração feita pela entidade, os bancários só registram o ponto de saída no dia seguinte. “O gerente autoriza a regularização do ponto assim que o bancário chega pela manhã, contudo são registradas, no máximo, as duas horas que são permitidas em lei; sendo que os trabalhadores estão fazendo bem mais do que isso. Além da sobrecarga, eles correm risco diariamente de serem assaltados”, observa o diretor do Sindicato e funcionário da Caixa, Alan Rodrigues.

O Sindicato vai encaminhar a denúncia, além de fotos e registros que comprovam a extrapolação da jornada de trabalho na agência Pedreira, à Secretaria Regional do Trabalho.

Além disso, a entidade também vai encaminhar ofício à Superintendência da Caixa exigindo a regularização do pagamento das horas extras. Se você bancário ou bancária está com atraso no pagamento de suas horas extras informe ao Sindicato através do e-mail contato@bancariospa.org.br ou via fax (91) 3344-7764.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.