Sindicato cobra dos bancos medidas de prevenção contra a Covid-19

0

Brasil registra primeira morte pelo novo coronavírus nesta terça-feira (17), até o final da manhã, havia 301 casos confirmados pelas secretarias estaduais de saúde. Diante da pandemia em curso e com várias medidas de prevenção sendo adotadas pelas instituições públicas e privadas no país afora, o Sindicato dos Bancários do Pará, atento às notícias e mesmo sabendo que ainda não há nenhum caso confirmado no estado, já encaminhou ofício aos bancos estadual e regional, que são Banpará e Banco da Amazônia, cobrando medidas eficazes contra a disseminação da doença.

“Nas agências bancárias há uma grande circulação de pessoas diariamente, local propício para a proliferação da Covid-19, e mais do que nunca, torna-se necessário que as instituições, bem como gestores, adotem medidas em preservação à saúde dos colegas, clientes e usuários”, destaca o presidente da entidade e bancário do BB, Gilmar Santos.

No documento, o Sindicato solicita informações a respeito de todos os procedimentos que serão adotados para evitar a disseminação da doença e que os mesmos não devem ser restritos à área de atendimento ao público, mas a toda empresa.

Além disso, a entidade pede que os bancos elaborem campanha de prevenção com informações à disposição do funcionalismo, bem como a dispensa do empregado ou empregada, com a manutenção do salário, caso apresente quadro sintomático viral, ou que pertença aos grupos de risco.

O Sindicato também solicita a disponibilização de locais para que os trabalhadores e trabalhadoras lavem as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis.

Denuncie

Se na sua agência nenhuma medida preventiva está sendo tomada entre em contato com a gente pelo Fale Conosco ou whatsapp (91) 98426-1399.

Cuidados

Enquanto isso, vale ressaltar e praticar atitudes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, adotadas no dia-a-dia, como lavar as mãos, evitar aglomerações, abraços, apertos de mãos e beijos no rosto, etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde.

Campanha de vacinação

A vacina contra a gripe também é recomendada e a Campanha Nacional de Vacinação terá início na próxima segunda-feira, dia 23 de março, quando idosos e profissionais de saúde terão prioridade para se vacinarem.

A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus é uma forma de prevenção para outros vírus.

Orientação Caixa

A Caixa orienta também a aquisição de álcool em gel e máscara para uso, conforme protocolo do Ministério da Saúde. As unidades poderão utilizar a verba de “pronto pagamento” na compra de máscara e álcool gel, observadas as orientações do Ministério da Saúde.

Ação de contenção – casos confirmados

Para as unidades com empregados ou terceirizados com o coronavírus confirmados, o gestor deverá: afastar o empregado ou prestador de serviço terceirizado; encaminhar mensagens à caixa postal GERET10 – Coronavírus; acionar GILOG de vinculação para reforço de limpeza e contatar os grupos multidisciplinares coordenado pela área de Pessoas (GERET10 – SUBER).

A direção do banco frisa que, no caso da Rede Varejo, a coordenação será da Superintendência Regional, com a participação da área de Pessoas, Logística e Jurídico.

O banco ainda encaminhou um FAQ com o protocolo de orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Para os empregados e empregadas, o banco também encaminhou a mensagem abaixo.

Orientação Banco do Brasil

 

Leia também:

Mesmo depois de cobranças, Itaú não divulga medidas preventivas quanto ao coronavírus

Coronavírus: CEBB cobra, e BB divulga orientações aos funcionários

Coronavírus: Santander atende movimento sindical

Contraf-CUT pede mais efetividade da Caixa nas ações contra o coronavírus

Depois de reivindicação do Comando, Bradesco anuncia medidas contra coronavírus

Coronavírus: Comando Nacional cria comitê de crise com bancos

Depois de cobrança do Comando Nacional, Caixa encaminha orientações sobre o coronavírus

Comando Nacional dos Bancários cobra negociação da Fenaban sobre coronavírus

 

 

Fonte: Bancários PA com Ministério da Saúde

Comments are closed.