Sindicato inicia semana dos bancários com curso para delegados sindicais

0

Sindicato realiza primeiro curso para os novos delegados sindicais sobre TerceirizaçãoNesta sexta-feira (23) o Sindicato deu início às atividades da Semana dos Bancários, em homenagem ao Dia dos Bancários que será comemorado no próximo dia 28/08, com a realização do curso de formação para delegados sindicais sobre Terceirização, o qual continuará nesse sábado (24), pela manhã.Parte dos novos delegados sindicais que tomaram posse durante o curso

A abertura do curso teve a presença da presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, do diretor de formação, Sandro Mattos, da diretora de Comunicação da CUT-PA, Vera Paoloni e da diretora da Fetec-CUT/CN, Sônia Rocha. Após a abertura, os delegados e delegadas sindicais eleitos para o período 2013-2014 foram oficialmente diplomados.

Rosalina Amorim parabenizou os novos delegados e delegadas e pediu o engajamento de todos e todas na Campanha Nacional“Quero parabenizar a todos os delegados e delegadas aqui presentes, em especial aqueles que vieram de longe para estar hoje e amanhã aqui trocando experiências e construindo uma campanha nacional forte em todo o Estado. A nossa luta por melhores salários e condições de trabalho a gente constrói no dia a dia, no debate com o colega bancário; contra a intransigência e ganância dos banqueiros”, destacou a presidenta Rosalina Amorim.

“Nós, sindicatos, federações e confederações, não seríamos o que somos se não tivessemos as experiências de vocês, nos bancos, trazida para dentro do debate, para que juntos possamos construir a melhor forma de solucionar os problemas da categoria”, afirmou a diretora da Fetec-CN Sônia Rocha.

Cláudio Puty fez o debate de conjunturaConjuntura – O primeiro momento de formação política do curso foi a mesa de conjuntura como o doutor em economia e deputado federal (PT-PA) Cláudio Puty. Ele avaliou o cenário de crise econômica do sistema capitalista e os reflexos dessa crise para o setor financeiro nacional e, consequentemente, para a classe trabalhadora, sobretudo para a categoria bancária.

“O setor industrial pode ter tido queda na lucratividade durante a atual crise capitalista, mas no setor financeiro, em especial nos bancos, isso não ocorreu. Mas os banqueiros virão com essa desculpa para recusar as reivindicações da categoria durante a Campanha Nacional. Por isso, as vitórias dos bancários somente serão possíveis com organização e mobilização da categoria, por isso, contem comigo nessa campanha, na luta contra a terceirização e no que mais for preciso”, afirmou Cláudio Puty.

Mesa de terceirizaçãoTerceirização – À tarde, o segundo momento de formação do curso foi a mesa sobre terceirização, que contou com a palestra do secretário de relações de trabalho da CUT-RJ e diretor do Sindicato dos Bancários do Rio. Os debatedores na mesa foram o vice-presidente do Sindicato, Marco Aurélio Vaz e o diretor do Sindicato, Gilmar Santos.

Marcelo Rodrigues - O projeto da Terceirização vai acabar com a nossa categoria“A importância desse debate com os delegados sindicais é ampliar a luta contra o projeto de terceirização que vai acabar com a categoria, começando com o fim do concurso público e as demissões em seguida. Vale lembrar que o principal articulador dos empresários é Magnus Apostólico, negociador da Fenaban, o que mostra o interesse dos banqueiros no projeto”, Marcelo Rodrigues, secretário de relações de trabalho da CUT-RJ e diretor do Sindicato dos Bancários do Rio.

Tatiane Moraes, empregada da Caixa em seu primeiro mandato de delegada sindicalAvaliação – Tatiane Moraes, pela primeira vez delegada sindical da Caixa em Marabá, reconhece que a luta da categoria bancária é grande e difícil, mas com união e força é possível melhorar a realidade. “Ser delegada sindical é uma oportunidade importante que tenho de representar a luta da categoria na minha região. É como se fosse uma formiguinha, lutando contra os poderosos, mas é muito importante estar ali na luta todos os dias, fazendo a minha parte pela mudança dos meus colegas de classe”.

Robson Gonçalves, funcionário do BB em seu quarto mandato de delegado sindicalRobson Gonçalves, funcionário do Banco do Brasil, já foi delegado sindical em Tucuruí e agora, transferido para Belém, está em seu quarto mandato como delegado sindical, mas participa pela segunda vez de um curso para delegados sindicais. Ele avalia que “o sindicato acertou em promover um curso sobre Terceirização para os novos delegados sindicais, pois somente nos apropriando dessas informações é que poderemos levar isso para as bases, para as agências, e fazer um enfrentamento mais qualificado no sentido de defender o projeto dos trabalhadores e combater a precarização do trabalho”.


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.