VITÓRIA! Sindicato consegue barrar na justiça a reestruturação no BB

0

Assessoria jurídica do Sindicato consegue Tutela de Urgência para barrar demissões, extinção de funções e fechamento de agências no Pará.

O Sindicato dos Bancários do Pará, com assessoria jurídica do Escritório Mary Cohen, conseguiu uma liminar de Tutela de Urgência no início da tarde desta quinta-feira (4), expedida pela Juíza Titular do Trabalho Maria de Nazaré Medeiros Rocha, que obriga o Banco do Brasil a:

1) Mantenha em pleno funcionamento as agências bancárias abaixo indicadas, bem como outras não listadas, mas igualmente sujeitas ao fechamento:
-Almeirim: Agência Monte Dourado
-Altamira: Agência Rio Xingu
-Ananindeua: Agência BR 316
-Belém: Agência Alcindo Cacela/Agência Ver-o-Peso
-Castanhal: Agência Cidade Modelo
-Marabá: Agência Tocantins
-Parauapebas: Agência Cidade Jardim
-Santarém: Agência Orla
-Curuça: Agência Curuçá;
-Ourém: Agência Ourém;
-Água Azul do Norte: Agência Água Azul do Norte;
-Ourilândia do Norte: Agência Ourilândia do Norte.
2) Abster-se de adotar qualquer medida destinada a esvaziar ou reduzir o quadro de
empregados e os serviços bancários prestados pelas agências citadas acima;
3) Caso já tenha ocorrido o fechamento de qualquer das agências acima mencionadas, deve a empresa ré reabrir/reativar a agência bancária em questão no prazo de 30 dias, com a mesma dotação de empregados e com os mesmos serviços bancários prestados antes do fechamento;
4) Devendo o banco réu cumprir com as demais determinações acima mencionadas também no prazo de 30(trinta) dias, sob pena de pagamento de multa diária, no importe de R$50.000,00 (cinquenta mil reais), a ser revertida em favor do Sindicato autor.

“Essa vitória que conquistamos judicialmente é fundamental para o funcionalismo do Banco do Brasil e para toda a sociedade paraense. Felizmente o Tribunal foi sensível ao apelo que fizemos, tendo em vista que o fechamento de agências em municípios estratégicos do estado, que atendem grandes demandas diárias de clientes e usuários, somado à extinção da função de caixas e redução do quadro funcional com as demissões previstas pela reestruturação, seria algo extremamente perigoso tanto para o funcionalismo do banco como para toda a sociedade que utiliza os serviços do Banco do Brasil nesse momento de pandemia. Mas a luta não acabou e seguiremos firmes no combate à reestruturação no BB”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

“Desde que tomamos ciência no dia 11 de janeiro desse ano, de que o Banco do Brasil pretendia colocar em prática esse projeto de reestruturação que pretende demitir 5 mil bancários, acabar com a função de caixas e fechar mais de 300 agências em todo o país, temos sido incansáveis na luta para barrar essa medida criminosa do governo Bolsonaro, que significa aumento do desemprego e mais precarização do serviço bancário em plena pandemia. Seguimos na luta política e jurídica para derrotar mais esse pacote de maldades de Bolsonaro contra a categoria bancária e o povo brasileiro”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

LIVE BANCÁRIA HOJE

Daqui a pouco, às 18h, o Sindicato dos Bancários realiza uma live para esclarecer à categoria sobre a liminar conquistada e seus desdobramentos, além de orientar sobre a assembleia virtual dessa sexta-feira 05/02 que irá decidir sobre nova paralisação do funcionalismo do BB contra a reestruturação no dia 10/02. Participe e mande suas perguntas.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.