10ª Conferência define prioridades da categoria do Pará para a Campanha 2015

0

Mesa de abertura da 10ª ConferênciaA 10ª Conferência Estadual da categoria bancária paraense realizada no último sábado 27, no Complexo Cultural Bancário definiu as prioridades locais para a Campanha Nacional 2015, as quais serão apresentadas e debatidas durante a 17ª Conferência Nacional, que será realizada no dia 31 de julho e 1º e 2 de agosto, em São Paulo.

Emprego, Reestruturação do Sistema Financeiro, Remuneração, Segurança, Saúde e condições de trabalho, e as estratégias para a Campanha Nacional, temas que compõem o eixo da Conferência Nacional, foram debatidas em Grupos de Trabalho e em plenário, onde foram aprovadas diversas propostas.

Dentre as propostas aprovadas destacam-se a reivindicação de índice de reajuste que contemple a inflação do período mais 10% de ganho real, contratação de mais bancários e abertura de novas agências, mais investimentos em segurança e em melhores condições de trabalho, combate às metas e ampliação das redes de atendimento dos planos de saúde.

Marilane Teixeira na 10ª ConferênciaO evento teve a participação da economista Marilane Teixeira, que compôs a mesa sobre conjuntura e debateu sobre o Sistema Financeiro Nacional, o projeto de Terceirização que tramita no Congresso Nacional, a Reforma Política e os desafios lançados para a classe trabalhadora e a categoria bancária no sentido da defesa da democracia e da ampliação de direitos para os trabalhadores.

Outro destaque foi a representatividade da Conferência, que contou com a participação de bancários e bancárias de todas as regiões do estado.

“Após a maratona de Pré-Conferências e de Encontros específicos por corporações, conseguimos realizar uma grande conferência, com debates muito positivos do ponto de vistas das propostas construídas para as minutas geral e específicas, e principalmente pela mobilização da categoria aqui no Pará para a Campanha Nacional 2015. Estamos ainda mais fortalecidos e temos certeza que faremos mais uma grande e vitoriosa campanha para a categoria bancária e para a classe trabalhadora”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.Espaço Criança na 10ª Conferência

Espaço Criança – Enquanto os pais e mães participavam dos debates políticos da 10ª Conferência Estadual Bancária, a criançada se divertia no Espaço Criança, projeto da atual gestão que visa facilitar a participação dos bancários e bancárias nos eventos do Sindicato.

O Espaço Criança contou com o apoio de uma cuidadora e uma recreadora, e proporcionou muita diversão para as crianças, com brincadeiras, pinturas, filmes, lanches, dentre outras atividades de lazer.

“Se hoje não tivesse essa ‘creche’ eu não tinha vindo para a Conferência. Estou separado e o sábado é meu dia de ficar com minha filha, mas assim deu para conciliar”, afirmou um delegado sindical do Banco do Brasil.

“Nossa ideia é oferecer o Espaço Criança em todos os grandes eventos do Sindicato, sobretudo aos finais de semana, para facilitar a participação dos bancários e bancárias nos debates políticos fundamentais para a nossa categoria e garantir diversão e lazer para os filhos dos trabalhadores e trabalhadoras”, destaca a diretora do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Novos delegados sindicais foram empossadosDelegados Sindicais – Ao final da Conferência os 63 novos delegados e delegadas sindicais eleitos no Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Banpará para o período de 2015 a 2016 foram empossados. Os mandatos terão duração até o dia 27 de junho de 2016.

Os delegados sindicais representam a entidade sindical em seus respectivos locais de trabalho, por isso não podem ser dispensados nem tão pouco transferidos de unidades de acordo com o que rege a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Delegação Estadual – Também ao final da 10ª Conferência foi eleita a delegação paraense que irá participar da 17ª Conferência Nacional, a qual obedeceu aos critérios de representação de gênero exigidos pelos fóruns sindicais filiados à CUT.

“Conseguimos eleger uma delegação que mistura a direção do nosso sindicato com bancários e bancárias da base, e que garante a paridade de gênero na sua composição, o que demonstra um avanço significativo paras as lutas da nossa categoria. Agora é partir para a Conferência Nacional, definir nossa minuta geral, e fortalecer ainda mais nossa mobilização para a Campanha Nacional”, avalia o diretor do Sindicato, Gilmar Santos.Delegação que irá representar o Pará na Conferência Nacional (ao fundo)

Confira a delegação:

Titulares

Gilmar Santos – Banco do Brasil
Jacilene Pimentel – Caixa
Sandro Mattos – Itaú
Rosangela Brandão – Banpará
Arlan Lima – Banco do Brasil
Salete Gomes – Banpará
Sérgio Trindade – Banco da Amazônia
Eliana Lima – HSBC
Alexandre Queiros – Banpará
Sara Mendes – Banpará

Suplentes

João Taiguara – Banco do Brasil
Tânia Barbosa – Banco do Brasil
Mauricio da Silva – Caixa
Heládia Carvalho – Bradesco
Heider Alberto – Caixa

Delegada Nata

Rosalina Amorim – Comando Nacional

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.