12 de junho é o Dia Mundial e Nacional de combate ao trabalho infantil

0

Lugar de criança é na escolaA campanha nacional da Central Única dos Trabalhadores pela Erradicação do Trabalho Infantil será lançada às 14 horas desta quarta-feira, 12 de junho, no auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. A data faz referência ao Dia Mundial e Nacional de combate ao trabalho infantil, chaga social ainda existente no Brasil e em vários países do mundo.

Conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2011 havia no país cerca de 3,7 milhões de trabalhadores de 5 a 17 anos de idade, o equivalente a 14% desta faixa etária.

“São dados que falam por si sobre uma situação muito preocupante que compromete o presente e o futuro destas crianças e do país”, declarou Expedito Solaney, secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, alertando para a necessidade de políticas públicas inclusivas, com mais investimentos nas áreas sociais, como educação, e na distribuição de renda, com o aumento dos salários dos trabalhadores. Afinal, disse Solaney, a maior parte destas crianças e adolescentes trabalha para complementar a renda familiar.

Neste ano, ressaltou Solaney, o Brasil sediará a 3ª Conferência Global sobre o trabalho infantil, “o que aumenta a nossa responsabilidade em dar respostas mais efetivas no combate a esta dolorosa tragédia”.

Já lançada em vários estados, a campanha se espalha de Norte a Sul, mobilizando sindicatos, movimentos sociais e a sociedade civil organizada. O evento desta quarta-feira conta com a participação do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.


Fonte: CUT

Comments are closed.