24 de janeiro: Data para comemorar a vida e a luta que nos une

0

Em 24 de janeiro de 1923, ou seja, há cem anos, foi criada a lei Eloy Chaves, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, o que seria o embrião da Previdência Social no Brasil. Foi por este motivo que a data foi escolhida para ser o Dia Nacional do Aposentado, instituído pelo decreto de lei nº 6.926, de 1981.

A Fenae e as Apcefs reforçam nesta data o objetivo de estar cada vez mais próximo dos companheiros aposentados e aposentadas. Em carta endereçada a eles (veja aqui), ressaltam que a hora é de unir forças para construirmos junto com os empregados da ativa uma nova Caixa para um novo Brasil.

“Entendemos que o grande desafio desse momento é encontrar caminhos para que valores democráticos tenham espaço em um país dividido e arrasado por retrocessos do governo anterior em praticamente todas as áreas. Vamos continuar na luta pela valorização dos aposentados e para buscar soluções para as suas pautas, em especial às que dizem respeito ao Saúde Caixa e à Funcef”, afirmou Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

A diretora de Assuntos para Aposentados e Pensionista, Vera Lúcia Leão, destacou pontos da carta e lembrou que a valorização dessa parcela da categoria deve se traduzir em políticas que reforcem o respeito àqueles que contribuíram para que a Caixa cumprisse o seu papel junto à sociedade. “Parabenizamos a todos e todas e renovamos o nosso compromisso com as lutas da categoria e com o movimento que busca melhores condições de vida para esta e outras gerações. Que em 2023 tenhamos esses e muitos outros motivos para comemorar”, afirmou ela.

 

Fonte: Fenae

 

Comments are closed.