28 de Abril Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

0

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as demais centrais sindicais realizam nesta sexta-feira, 27 de abril, uma atividade em frente à Gerência Estadual do INSS, no Viaduto da Santa Efigênia, em São Paulo (SP). O objetivo é retomar o debate sobre a humanização das perícias médicas do INSS. Também no dia 27 os sindicatos vão participar da solenidade no Ministério do Trabalho e Emprego para o lançamento do Plano Nacional de Saúde do Trabalhador (Plansat).


Saúde dos bancários

Os bancários foram e continuam sendo atingidos pelas novas formas de gestão do trabalho, pela reestruturação produtiva – com a introdução de novas tecnologias e a terceirização, com a intensificação do trabalho, exigindo do bancário um ritmo de trabalho intenso, com inúmeras tarefas e responsabilidades para cumprir.

Aos poucos os bancos estão acabando com a jornada de trabalho de 6 horas e introduzindo, de maneira acelerada e massiva, a jornada de 8 horas com o tal de “comissionamento”. Além da jornada de 6 horas ser uma raridade e a de 8 horas se transformando em 10/12 horas na prática, os bancos se recusam a introduzir pausas no trabalho de 10 minutos a cada 50 trabalhados, conforme previsto na Norma Regulamentadora 17, do Ministério do Trabalho e Emprego. O ritmo de trabalho é alucinante por conta das inúmeras tarefas sob a responsabilidade do trabalhador, sobretudo as metas de produção.

Um dos principais problemas que a categoria enfrenta são as pressões para atingir metas abusivas. Pesquisa apontou que 65% dos bancários de agências reclamam das pressões excessivas para o atingimento de metas abusivas. A reclamação segue alta, com 52% dos empregados dos departamentos dos bancos. Dificuldade em atingir a meta não é reconhecida e sim a exigência de sua superação.


Dia Mundial

A celebração do dia de 28 de Abril surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

 

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.