3º Congresso da Contraf começa com seminário sobre sistema financeiro

0

O 3º Congresso da Contraf-CUT, que começa nesta sexta-feira (30), será aberto com a realização do Seminário Internacional “Regulação do Sistema Financeiro”, com a participação de dirigentes da UNI Finanças e de entidades sindicais de vários países. O tema será abordado através de palestras e debates com transmissão ao vivo pelo site da Contraf-CUT.

O evento ocorre no Hotel Slaviero Executive, na Rua Rafael Balzani, 32, Vila Moreira, em Guarulhos (SP).

Acompanhe a transmissão ao vivo do evento clicando aqui

“Vamos discutir a origem da crise financeira internacional, a necessidade de regulação do sistema financeiro e a importância da mobilização da sociedade”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e da UNI Américas Finanças.

Entre os palestrantes, destacam-se a professora da Unicamp, Maria Alejandra Madi, a secretária regional da UNI Américas, Adriana Rosenzvaig, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcio Holland de Brito, o chefe mundial da UNI Finanças, Mário Monzane, e um dos líderes do Movimento Occupy Wall Street, Stephen Lerner.

“A regulação do sistema financeiro deixou de ser apenas uma luta dos bancários, mas é cada vez mais uma demanda de todos os trabalhadores e da sociedade do mundo inteiro, porque a crise financeira mundial escancarou a natureza predatória dos bancos sobre a renda dos povos e colocou na agenda de todos os países o debate acerca do papel do sistema financeiro e da busca de controles eficazes para proteger os interesses dos trabalhadores e da sociedade”, destaca Carlos Cordeiro.

“Com toda certeza, o seminário internacional vai trazer novas luzes para o debate do sistema financeiro e apontar novos caminhos para reforçar a luta dos trabalhadores, na perspectiva de construir outro sistema financeiro, voltado para o desenvolvimento econômico e social dos países”, projeta o dirigente da Contraf-CUT.

Confira a programação do seminário internacional:

– 10h às 12h – Mesa 1: “A origem da crise”
. Maria Alejandra Madi, professora da Unicamp (SP)
. Adriana Rosenzvaig , secretária regional da UNI Américas

– 12h às 13h30 – Almoço

– 13h30 às 15h30 – Mesa 2: “Regulação do Sistema Financeiro”
. Marcio Holland de Brito, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda
. Márcio Monzane, chefe da UNI Finanças

– 15h30 às 17h30 – Mesa 3: “Mobilização da Sociedade”
. Stephen Lerner, líder do Movimento Occupy Wall Street

Mais de 300 delegados – O 3º Congresso possui 326 delegados inscritos, sendo 304 eleitos e 22 natos (19 diretores da Executiva da Contraf-CUT e 3 bancários da Executiva Nacional da CUT).

São 217 homens (66,5%) e 109 mulheres (33,5%), cumprindo a cota de gênero.

Estão inscritos 30 convidados internacionais de Angola, Moçambique, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Costa Rica.

O credenciamento dos delegados será realizado das 15h às 19h de quinta-feira (29), das 8h às 18h de sexta-feira (30) e das 9h às 12h de sábado (31), no Hotel Slaviero Executive.

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.