Pará dá boas vindas a 62 médicos cubanos e um brasileiro

0

Para dá boas vindas a 62 médicos cubanos e um brasileiroChegaram, na tarde de sábado (14), os 62 médicos cubanos e um brasileiro que vão trabalhar em 28 municípios e dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEis) no Estado do Pará. Eles vieram em três aviões da FAB e desembarcaram no aeroporto da Base Aérea de Belém onde foram recebidos com flores, chocolates regionais e a tardicional chuva da tarde que caiu na hora do desembarque, o que fez com que todos sentissem o verdadeiro clima paraense.

Do aeroporto, os médicos seguiram em ônibus fretado diretamente para o Hotel Fazenda Paraíso, no Distrito de Mosqueiro, onde, neste domingo (15), começa a Programação de Acolhimento, com uma série de apresentações para que conheçam a situação epidemiológica do Estado, o funcionamento do sistema de Saúde e papel dos colegiados do SUS e controle social. Eles ficarão no Hotel até a próxima sexta-feira (20) quando seguirão para os respectivos municípios.

Dos 28 municípios paraenses contemplados com esses profissionais, 12 estão na região do Marajó. Os municípios que receberão os médicos são Afuá (02), Alenquer (02), Altamira (01), Anajás (02), Anapu (01), Aurora do Pará (02), Aveiro (02), Bagre (02), Cachoeira do Arari (02), Curralinho (02), Curuá (02), Faro (02), Floresta do Araguaia (04), Garrafão do Norte (02), Gurupá (02), Limoeiro do Ajuru (02), Melgaço (02), Monte Alegre (02), Muaná (02), Nova Esperança do Piriá (02), Novo Repartimento (02), Pacajá (02), Ponta de Pedras (02), Portel (02), Rurópolis (03), Santa Cruz do Arari (02), São Sebastião da Boa Vista (02) e Tracuateua (02), além dos DSEIs de Altamira (03) e Itaituba (03).

Na sexta-feira, os profissionais que desembarcaram no Brasil no último final de semana de agosto fizeram o exame de português, composto por uma avaliação oral e um exercício escrito. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o teste consistiu na simulação de uma consulta, em que um professor questionou o médico sobre diversas situações e sintomas, enquanto outro avaliava o desempenho do profissional, que também teve de preencher um registro de prontuário do paciente.

A expectativa é que o resultado final do exame seja divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, mas dados preliminares apresentados pelo MEC, responsável por organizar e aplicar o teste, indicam que mais de 90% dos 682 profissionais com diploma estrangeiro foram aprovados e estão aptos a trabalhar no país.
A nota final será formada pelo conjunto de exercícios e atividades do módulo de avaliação (40%) e o teste final (60%). Os médicos com desempenho final acima de 50% serão considerados aptos e poderão passar à próxima fase do programa; aqueles com desempenho entre 30% e 50% serão obrigados a fazer um período de recuperação para aprimorar o conhecimento do idioma; já quem obtiver desempenho abaixo de 30% será desligado do programa e terá de retornar ao país de origem.

O exame marcou o fim do período de capacitação, que ocorreu em oito capitais do país, quando além de estudarem português, os profissionais tiveram aulas sobre o sistema de saúde público brasileiro e aprenderam a identificar as doenças mais comuns no país. Conforme previsto na medida provisória que criou o Mais Médicos, em julho, os estrangeiros selecionados para atuar no programa trabalharão no Brasil por três anos.

Nesse período, terão registro profissional provisório, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na atenção básica e apenas nas cidades para as quais forem designados pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento de tutores e supervisores.

Fonte: Agência Pará, com informações da Agência Brasil e edição Bancários PA
Foto: José Pantoja 

Comments are closed.