Sindicato está muito bem de saúde financeira

0

Nesta segunda-feira (25), às vésperas do início das eleições do Sindicato dos Bancários do Pará, recebemos um informativo de uma das chapas que disputa o pleito acusando a entidade sindical de estar quase falida financeiramente. Sabemos que esse é um momento de disputas políticas pela direção do Sindicato, mas temos a obrigação de prestar esclarecimentos à categoria diante de uma acusação tão inverídica e leviana.

Na última assembleia geral ordinária de prestação de contas do exercício 2015 (clique aqui), realizada no dia 11 de março de 2016 e amplamente divulgada em jornais de grande circulação e nos canais de comunicação do Sindicato, a qual contou, inclusive, com a participação de delegados e delegadas sindicais de todo estado, toda a situação financeira da entidade foi apresentada, justificada, debatida e aprovada por ampla maioria dos presentes na assembleia, tendo em vista que houve apenas duas abstenções e nenhum voto contrário.

Naquela ocasião foi apresentado o balanço patrimonial 2015, o demonstrativo de resultado do exercício 2015, e o comparativo entre 2013, 2014 e 2015 dos demonstrativos de resultados de exercícios (clique aqui).

Além disso, o diretor financeiro do Sindicato, Sérgio Trindade, também apresentou o parecer do Conselho Fiscal que indicava aprovação das contas, assim como um balanço político da atuação do Sindicato ao longo dessa gestão que encerra em maio desse ano.

As acusações feitas em panfleto por uma das chapas concorrentes na eleição do Sindicato são de que, devido os resultados contábeis de 2013 e de 2015 terem sido negativos, a entidade sindical estaria à beira da falência. Queremos deixar claro para a categoria que esta acusação é infundada.

O Sindicato está solidificado financeiramente

Prova disso são as melhorias e ampliação patrimonial na sede de Belém, com reforma do Ginásio Poliesportivo e a construção do Espaço Criança. As novas subsedes de Santarém e Marabá transferidas para prédios maiores, com mais conforto, qualidade, acessibilidade e com novos alojamentos bancários. A contratação de um escritório jurídico para atender a categoria de forma permanente em Marabá e mais plantões jurídicos em Santarém. A presença do Sindicato em mais de 90 municípios com as Caravanas bancárias. A construção das Campanhas Nacionais com os Encontros e Congressos específicos de bancos públicos, as Conferências Estaduais e a participação nas Conferências Nacionais, e a construção de fortes greves todos os anos, como a de 2015 que parou 429 agências de bancos públicos e privados em todo Pará.

O resultado negativo de 2013, foi tranquilamente equilibrado em 2014, que registrou resultado contábil positivo em mais de 600 mil reais. Em 2015 o resultado contábil do Sindicato ficou negativo em apenas 15 mil reais devido ao fato de os descontos assistenciais do Banpará e da Caixa – que somados foram de 150 mil reais – deveriam ter sido creditados em 2015, mas ocorreram apenas no inicio de 2016, ou seja, é justamente por prezar pela transparência e não maquiar com artifícios contábeis que o déficit aparece em 2015, pois registramos o crédito na data em que ele efetivamente ocorreu.

Todas essas informações foram apresentadas detalhadamente para a assembleia que aprovou as contas do Sindicato, o que foi decisivo no parecer favorável do conselho fiscal e no voto da categoria presente na assembleia.

Talvez se os nossos acusadores participassem mais ativamente da vida da sua entidade sindical e acompanhassem as informações do Sindicato, não se prestariam a difamar a imagem desta histórica entidade sindical com informações inverídicas e levianas em um processo eleitoral.

Lamentamos o ocorrido e nos dispusemos a maiores esclarecimentos para a categoria, caso achem necessário.

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.