Após assalto, Sindicato vai ao BB em Marituba orientar trabalhadores

0

O Banco do Brasil em Marituba, Região Metropolitana de Belém, está fechado desde o início da semana depois que criminosos roubaram o dinheiro do cofre além das armas dos vigilantes na madrugada de sábado (4). Para dificultar a investigação e identificação dos acusados, até o circuito de segurança foi danificado pelos bandidos.

Os trabalhos da perícia só começaram na terça-feira (7), dia também em que o Sindicato foi até a unidade para orientar os bancários e bancárias e saber para onde eles serão remanejados até que a agência volte a funcionar normalmente.

“Apesar do susto, os colegas estão bem, já que felizmente o crime foi na madrugada de um fim de semana. Enquanto a agência passa por reforma, os colegas devem ser transferidos para outras unidades mais próximas de Marituba ou da própria residência deles. Após uma conversa breve com quem estava lá durante nossa visita, colocamos nossa assessoria de saúde e jurídica à disposição deles para o que for preciso”, destaca o dirigente sindical e empregado do banco, Fábio Gian.

Capitão Poço – Esse foi o segundo assalto a banco registrado no mês de junho em todo o Pará. O anterior foi no primeiro dia do mês na Caixa em Capitão Poço, nordeste paraense. Lá os criminosos também entraram na madrugada, pelo teto da agência, esperaram amanhecer.

Para não levantar suspeitas, o trio mandou os vigilantes, que são os primeiros a chegar ao banco, vestirem o uniforme e aguardar no salão a chegada dos bancários que também foram rendidos. Enquanto um pegava todo o dinheiro sempre com a arma apontada para a bancária, outro ameaçava os demais funcionários na copa da unidade e o terceiro ficava do lado de fora atento à movimentação.

Quando a polícia chegou, os criminosos já tinham fugido e até agora ninguém foi preso. A agência bancária segue fechada e as vítimas já receberam orientação da assessoria de saúde do Sindicato que vai garantir a emissão do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), já que o banco não fez.

“É dever de o banco disponibilizar a CAT para todos os bancários da unidade, uma vez que eles sofreram ameaças, foram mantidos reféns; situações que abalam o emocional de qualquer ser humano, podendo ou não, trazer transtornos a curto ou longo prazo na vida do trabalhador. E a CAT é garantia de assistência acidentária ao empregado junto ao INSS ou até mesmo de uma aposentadoria por invalidez. Por isso reforçamos que o bancário procure o Sindicato em casos de sinistros para emissão do documento bem como orientações”, explica o diretor de saúde do Sindicato, Gilmar Santos.

A assessoria de saúde do Sindicato atende das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (91) 3344-7755.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.