Mostra sobre Direitos Humanos da FatoFlix estimula debate por sociedade mais justa

0

A mostra Direitos Humanos da FatoFLix cumpre um papel estratégico ao estimular a reflexão sobre desigualdades sociais e violações de garantias fundamentais. A iniciativa transforma o cinema em recurso de educação e sensibilização, ampliando o entendimento do público sobre realidades muitas vezes invisibilizadas. A mostra tem 14 filmes que favorecem o diálogo coletivo e fortalece a construção de uma sociedade mais justa, democrática e com valores pautados na dignidade e no respeito à diversidade.

A dica de hoje na mostra Direitos Humanos é Cidadão Boilesen de Chaim Litewski.

Sinopse

Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916–1971), presidente da Ultragaz, com a ditadura militar. O empresário dinamarquês, naturalizado brasileiro, ocupava o cargo de presidente do grupo Ultra e financiou a repressão através da Oban (Operação Bandeirante). Além de colaborar com a repressão, Boilesen foi acusado de participar de diversas sessões de tortura como observador. Em 1971, foi assassinado por militantes do MRT e da Ação Libertadora Nacional (ALN) na cidade de São Paulo.

Festivais e Prêmios

Vencedor do Festival É Tudo Verdade, 2009.
Melhor documentário ACIE, de 2010
Hot Docs, 2010
Festival Internacional de Documentários, Amsterdã, 2011
Melhor documentário Cinesul-Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo de 2009
Melhor diretor no Festival RECINE, 2009
Festival Internacional del Nuevo Cine Latino Americano de Havana, Cuba, e Première Brasil-Hors Concours do Festival do Rio de 2009
Prêmio APCA, 2010
Prêmio Contigo Cinema, 2010
Melhor documentário e melhor diretor de documentário; Prêmio Guarani de Cinema, 2010

Sobre a FatoFlix e a CUT

Criada em 2024 pelo jornalista Carlos Tibúrcio, a FatoFlix é uma plataforma audiovisual gratuita voltada à formação política, à empatia social e à mobilização cidadã. Lançada como resposta progressista ao avanço da extrema direita no cinema e nas redes, já reúne cerca de 200 títulos — entre filmes, séries e documentários — organizados em mostras temáticas como Cidades e Cidadania, Meio Ambiente rumo à COP30, Direitos Humanos e Geopolítica Global. Com mais de 14 mil usuários cadastrados, a FatoFlix acaba tem uma parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que utilizará o acervo como ferramenta de formação crítica e fortalecimento das narrativas da classe trabalhadora nos territórios onde atua.. Saiba mais clicando aqui.

A FatoFlix é totalmente gratuita, basta se cadastrar: clique aqui.

 

Fonte: CUT Brasil

Comments are closed.