A pandemia não acabou, a Caravana Bancária também não

0

Há 5 anos, Eliel da Silva é bancário do Banpará em Goianésia do Pará, sudeste do estado, e nessa semana, ele voltou a fazer parte do grupo de bancários e bancárias sindicalizados.

“Por motivos financeiros tive que me desfiliar, e o que me trouxe de volta foi a proteção jurídica que o Sindicato nos oferece, além de representar bem nossos direitos e ainda proporcionar diversos outros benefícios aos seus associados, como o Alojamento Bancário”, explica o bancário.

Esse reencontro foi durante a Caravana Bancária pela região sudeste do Pará, devidamente registrado em fotos e divulgado nas redes sociais do Sindicato.

“Foram dois dias intensos de Caravana Bancária pelo sudeste do estado. Além das novas sindicalizações, já que estamos em plena Campanha de Sindicalização e Atualização, a vacinação da categoria é o assunto mais falado em todas as unidades que percorremos e felizmente podemos finalmente falar que a imunização dos bancários e bancárias no Pará começou e que somos pioneiros na Região Norte, e a luta continua até que toda a categoria no estado seja vacinada”, conta a diretora do Sindicato, Érica Fabíola.

Érica Fabíola, acompanhada dos dirigentes sindicais Márcio Saldanha, Wellington Araújo e Suzana Gaia visitaram os bancários e bancárias de Tucuruí, Breu Branco e Goianésia do Pará. Em Tucuruí também teve reunião com o secretário municipal de saúde, Charles Cezar Tocantins, para tratar da inclusão da categoria bancária como prioridade no plano de vacinação da cidade. O pedido foi oficializado.

“O governo municipal está com programa de pagamento de auxílio para a população, pago pelo Banpará, o que tem acarretado o crescimento da circulação de pessoas na agência bancária. O secretário demonstrou-se sensibilizado pela situação e se comprometeu em levar o assunto à Comissão Intergestores Bipartite do estado do Pará para ser debatido. Ele disse que vai apresentar nossa demanda com a defesa da utilização da ‘xepa’ da vacina, que são as doses que têm sobrado no final do dia. Se a comissão aprovar uma resolução que indique que permita aos municípios a utilização das sobras das vacinas para outros grupos prioritários a serem incluídos nos planos municipais de vacinação, abrirá as portas para a inclusão da nossa categoria, como prioridade na vacina, em todo estado”, explica Suzana Gaia.

Mãe do Rio, Ipixuna do Pará, Paragominas, Aurora do Pará também estiveram no roteiro da Caravana pelo sudeste e a categoria de lá recebeu a visita dos dirigentes Vera Paoloni, Rosalina Amorim e Gilmar Santos.

Também tem Caravana no outro extremo do Pará. Em Itaituba, região sudoeste, a diretora Rafaela Carletto, acompanhada da delegada sindical reeleita, Joanete Azevedo, percorreram todas as unidades bancárias da cidade.

O dia de atividades encerrou com a confirmação da primeira dose da vacina, para a categoria, na próxima semana.

“Acabamos de sair de uma reunião com o vereador Dirceu Biolchi que nos levou até o prefeito Valmir Climaco que concordou com a vacinação dos bancários. Já entreguei a relação dos funcionários de cada banco e a partir de terça-feira vai começar a vacinar os bancários do município. Muito obrigada pela disposição e disponibilidade dos dois, que nos atenderam e entenderam que a situação da categoria bancária é bem urgente”, informou a diretora do Sindicato na região oeste, Rafaela Carletto.

E por falar em vacina, foi durante visita ao Banpará em Paragominas que os dirigentes sindicais souberam que por lá, bancários e bancárias receberam a primeira dose na última segunda-feira (7).

“Notícias como essa recarregam nosso início de semana com esperança. Com a inclusão de Paragominas sobe para 8 o número de municípios onde a vacinação contra a Covid-19 da categoria bancária já começou. A mobilização da própria categoria nessa luta, junto ao Sindicato, está sendo de fundamental importância para ampliarmos nosso calendário de imunização. Importante ressaltar que o Sindicato vem insistindo desde o início deste ano, com o governo do Estado e prefeituras para inclusão da categoria na prioridade de vacinação”, destaca a vice-presidenta do Sindicato, Vera Paoloni.

Além de Paragominas, nessa semana, bancários e bancárias de Mãe do Rio (parcial), Curralinho e Cumaru do Norte já receberam a primeira dose. Amanhã (11) é a vez do funcionalismo de Anajás, no arquipélago do Marajó. Na próxima semana, a vacina para a categoria chega em Itaituba, Aurora do Pará e Castanhal.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.