Ainda há tempo para aderir ao MCPC

0

Empregados ativos e aposentados da Caixa, além dos funcionários da Fenae, Apcefs, Caixa Seguros, PAR Corretora e Funcef, terão até o próximo domingo, 20 de dezembro, para aderir ao Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) 2015, com a destinação de 6% do Imposto de Renda devido para promover o Eu Faço Cultura (EFC).

Por meio da destinação do imposto, os recursos são aplicados em atividades e manifestações culturais, em todo o Brasil. Quem aderir este ano, além de contribuir para levar cultura para vários lugares no País, ainda ganha uma camiseta exclusiva. O período de adesão ao MCPC teve início no dia 29 de junho deste ano.

Para fazer a adesão, basta acessar o site www.mundocaixa.com.br/mcpc, clicar em “Faça sua adesão” e seguir as instruções. Ao preencher o IR devido de 2015 (ano base 2014), o sistema já informa o valor da destinação. Também é preciso autorizar o débito em conta corrente em favor da Fenae. Isso porque a entidade antecipa o total arrecadado, pois o Ministério da Cultura só aprova o projeto quando já existem recursos disponíveis para a execução. O desconto será realizado apenas no próximo ano, até 30 dias após o recebimento da restituição ou, no caso de imposto a pagar, em dezembro de 2016.

O MCPC foi criado em 2006 pela Fenae, em parceria com as Apcefs, e por meio da Lei Rouanet, para estimular os empregados ativos e aposentados do banco a destinarem até 6% do Imposto de Renda devido. A Lei 8.313/91 instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura.

A diretoria da Cultura da Fenae lembra que para a plena participação dos funcionários da Federação, Apcefs, Caixa Seguros, PAR Corretora e Funcef, é necessário que estes estejam com cadastro ativo na plataforma Mundo Caixa.

MCPC e EFC – Desde 2006, o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa já engajou mais de 30 mil empregados do banco. Viabilizou o Eu Faço Cultura, projeto que esteve presente em mais de 70 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Mais de R$ 30 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nos últimos oito anos, as doações cresceram 366%.

 

Fonte: Agência Fenae

Comments are closed.