Assédio moral é pauta da primeira reunião com a superintendência regional do Santander 

0

Seja presencial ou por mensagem instantânea, e a qualquer hora do dia; é dessa forma que as cobranças por metas são feitas no Santander, segundo denúncias anônimas que chegaram ao Sindicato, e que na manhã desta quarta-feira (31), foram pauta da primeira reunião com a superintendência regional do banco.

“Além das cobranças fora do horário de trabalho, a forma como elas acontecem estariam sendo ríspidas, a ponto de constranger, ofender alguns colegas que nos procuraram. E é justamente esse trato que chamamos de assédio moral, que quando se torna recorrente é capaz, de infelizmente, adoecer mentalmente e também fisicamente”, explica o diretor de bancos privados e bancário do Santander, Paulo César Farias, que esteve acompanhado dos dirigentes, Márcio Saldanha e Sandro Mattos.

A representante do banco negou as cobranças ocorrerem fora da jornada e sobre a forma como elas são feitas, será revista. Além disso, se colocou à disposição do Sindicato para futuras demandas e possíveis reuniões.

“A prática de assédio moral não é exclusividade do Santander, infelizmente é recorrente e às vezes comum no setor financeiro sempre em busca de lucros às custas da paz de cada trabalhador e trabalhadora. E ter esse canal de diálogo aberto e direto com o banco é importante para que juntos, entidades e instituição financeira, possamos melhorar o ambiente interno e as relações de trabalho. Pesquisa feita pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região revelou que os bancos se enquadram entre as empresas com maior risco de doença ocupacional no Brasil. Diante disso, desde abril estamos com a campanha nacional ‘Menos Metas, Mais Saúde’ para evidenciar o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro”, lembra Sandro Mattos.

Inclusive o local onde ocorreu a reunião de hoje foi o mesmo do ato em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril): superintendência regional do Santander no Pará.

Assédio Moral: Diga Não, Denuncie!

O Sindicato dos Bancários do Pará possui um canal direto para envio de denúncias de assédio moral: bancarioassediomoral@gmail.com ou pelas redes sociais e ainda Whatsapp Bancário (91) 98426-1399; o anonimato é garantido.

E se ainda te restam dúvidas sobre as formas de assédio moral, clique aqui e entenda mais

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.