Assistência farmacêutica é política de saúde eficaz; saiba como funciona na Cassi

0

O Programa de Assistência Farmacêutica (PAF), promovido pela Cassi, tem como principal objetivo oferecer acompanhamento farmacêutico assistencial a participantes com condições crônicas de saúde.

A iniciativa também visa garantir o acesso a medicamentos e insumos terapêuticos listados na Limaca (Lista de Materiais e Medicamentos Abonáveis), contribuindo para o controle efetivo dessas condições por meio da disponibilização de materiais descartáveis e medicamentos de uso domiciliar.

Em 2024, a Cassi disponibilizou medicamentos e materiais a 30.987 associados, um aumento de cerca de 16% no número de participantes beneficiados em relação a 2023.

Ao longo do ano de 2024, a Cassi avaliou o perfil das pessoas atendidas e identificou que 70% dos que recebem auxílio para compra de medicamentos possuem doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol).

Por intermédio do fornecimento de medicamentos e acompanhamento mais próximo dessa população, a Cassi obtém melhores resultados de saúde, além de evitar o agravo de condições crônicas. Isso resulta em melhor qualidade de vida aos associados e em gastos mais equilibrados com procedimentos ambulatoriais, diagnósticos e internações.

Quem pode participar do PAF

O benefício é destinado aos participantes do Plano de Associados, incluindo ativos, aposentados, pensionistas e integrantes do Grupo de Dependentes Indiretos que sejam portadores de doenças crônicas.

Critérios para adesão ao programa

Para aderir e permanecer no PAF, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Estar adimplente com a Cassi.
  • Assinar o termo de adesão.
  • Apresentar confirmação diagnóstica da condição crônica.
  • Obter autorização prévia de um médico de uma unidade da Cassi.
  • Ter o material e/ou medicamento solicitado incluído na Limaca.

O que está incluído na Limaca

A Limaca contempla materiais e medicamentos voltados ao tratamento das condições crônicas mais prevalentes entre os associados. A lista é atualizada com base em critérios técnicos e epidemiológicos, priorizando a efetividade terapêutica e a segurança dos pacientes.

A relação de itens do PAF está disponível para consulta dos participantes no site da Cassi.

Clique aqui para acessar.

Abono e coparticipação

O programa prioriza o abono de medicamentos genéricos, que possuem a mesma eficácia e bioequivalência dos medicamentos de referência. Esses produtos só são comercializados após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atesta sua qualidade e segurança.

Medicamentos de marca só são incluídos na Limaca quando não há genérico equivalente autorizado pela Anvisa ou em casos de desabastecimento comprovado.

Os percentuais de abono atualmente praticados são:

  • 90% para medicamentos genéricos, com base na tabela de preços da Cassi.
  • 70% para materiais descartáveis de uso domiciliar e medicamentos de referência sem genérico equivalente.

Os percentuais restantes, de 10% e 30%, correspondem aos valores de coparticipação devidos pelo participante.

Como obter reembolso

Para solicitar o reembolso, o item adquirido deve ser exatamente o mesmo descrito na Limaca. Não é permitido solicitar reembolso de um item diferente daquele listado, mesmo que similar.

Como acessar o PAF

Os participantes podem acessar o Programa presencialmente nas unidades CliniCassi ou por meio do “Fale com a Cassi”.

Para acessar o “Fale com a Cassi”, basta abrir o aplicativo e seguir os passos:  realize o login, informando seu CPF e senha para ter acesso aos serviços disponíveis na área logada. No rodapé do aplicativo, clique em “Serviços”, em seguida “Canais de Atendimento” e localize o “Fale com a Cassi” e/ou chat online.

Via associados CASSI (Com informações do Relatório Anual Cassi 2024 e do portal www.cassi.com.br)

Comments are closed.