Bancários começam a discutir aditivo e PPRS com Santander nesta terça

0

A Contraf-CUT, federações e sindicatos entregam nesta terça-feira (5) ao Santander a minuta de reivindicações específicas para a renovação com avanços do Acordo Coletivo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Após a entrega da pauta, que ocorre no 16º andar do prédio do ex-Banespa, no centro de São Paulo, será realizada a primeira rodada de negociação.

“Os bancários do Santander são os únicos de bancos privados a manter acordo complementar à CCT da categoria”, destaca o secretário de relações internacionais da Contraf-CUT, Mário Raia. A minuta foi definida em reunião ampliada da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, realizada nesta segunda-feira (4), no auditório do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

“O aditivo já rendeu vários avanços e ampliou os direitos dos trabalhadores do Santander”, destaca a coordenadora da COE do Santander, Maria Rosani.

Entre as principais conquistas, estão o Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS); as bolsas de graduação, que no acordo atual foram ampliadas de 2 mil para 2,3 mil; a licença-adoção; a estabilidade para pais adotivos; horário para amamentação e o intervalo de 15 minutos dentro da jornada de seis horas; dentre outras.

O atual acordo acrescentou ainda conquistas como a licença para exames pré-natais e a garantia de acesso dos dirigentes sindicais a todas as unidades do banco, bem como o grupo de trabalho para discutir um processo eleitoral com regras democráticas no SantanderPrevi.

Reunião com presidente do Santander Brasil – A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de São Paulo se reúnem com o presidente do Santander Brasil, Marcial Portela, nesta quarta-feira (6), em São Paulo. A conversa foi marcada após o envio de cartas ao banco, solicitando um encontro para esclarecer as notícias divulgadas pela imprensa sobre possível venda da subsidiária brasileira.

“Queremos obter informações sobre a real situação do banco, sobretudo diante da crise financeira da Espanha, bem como as medidas que estão sendo tomadas e o impacto sobre a atuação da instituição no Brasil”, destaca o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, que participará da reunião.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo

Comments are closed.