Bancários e sociedade paraense em defesa do fortalecimento do Banpará

0

Mesa de abertura do Seminário composta por Jorge Antunes, Rosalina Amorim, Carlos de Souza, Kátia Furtado e Vera PaoloniPúblico presente demonstrou disposição para compor a luta em defesa do fortalecimento do BanparáA sociedade civil paraense estará mobilizada em defesa do Banpará como banco público, estadual e forte. Essa foi a certeza que ficou após o Seminário em Defesa do Fortalecimento do Banco do Estado do Pará que ocorreu no último sábado, 19 de maio, no auditório do TRT em Belém. O evento foi uma realização do Sindicato dos Bancários, Contraf-CUT, Fetec-CUT/CN e Afbepa.

O Seminário contou com público formado por bancários da capital e do interior do Estado, urbanitários, servidores públicos, professores, estudantes, blogueiros, além de representantes de centrais sindicais. Parlamentares de esquerda também contribuíram com o seminário e dispuseram seus mandatos para luta em defesa do Banpará como os deputados estaduais Edilson Moura e Alfredo Costa, ambos do PT, Edmilson Rodrigues (Psol); a vereadora de Belém Milene Lauande (PT) e o deputado federal Claudio Puty (PT).

Mesa sindical em defesa do Banpará composta por Irinaldo de Barros, Jorge Antunes, Érica Fabíola, Carlos de Souza, Cristina Quadros, Heidiany Moreno e André NepomucenoTodos em defesa do fortalecimento do BanparáA atividade também teve a participação de bancários de bancos estaduais de outros Estados como Irinaldo Venâncio de Barros, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionário da extinta Nossa Caixa, que foi incorporada pelo Banco do Brasil durante o último mandato do governador José Serra (PSDB), o que resultou em grandes prejuízos para os bancários da Nossa Caixa; e André Nepomuceno, Secretário Geral do Sindicato de Brasília e funcionário do Banco Regional de Brasília (BRB) que falou das lutas contra a privatização ou incorporação do BRB.

O Banpará foi representado pelo diretor Jorge Antunes, que falou dos projetos da atual diretoria de ampliar a presença do Banco no Estado com a abertura de 28 novas agências, de melhorias no sistema tecnológico do banco e de ampliação das contas da instituição, sobretudo com o pagamento de folhas das prefeituras.

Estratégias de luta

Rosalina Amorim destacou que a luta sindical deve ser pelo fortalecimento e presença do Banpará em todo o EstadoCarlos de Souza, vice-presidente da Contraf-CUTO principal objetivo do Seminário foi pensar e construir coletivamente estratégias de luta em defesa do fortalecimento do Banpará. Nesse sentido, a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, destacou que para isso “é necessário uma ampla unidade dos movimentos sociais para uma grande mobilização em torno da defesa do Banpará como banco público, estadual e forte, e o foco do movimento sindical deve ser a luta pela presença do Banpará em todo o Estado, assim como pela melhoria do sistema tecnológico do Banco”.

O vice-presidente da Contraf-CUT, Carlos de Souza, frisou que “a luta pelo fortalecimento do Banpará deve ser nacionalizada, e o movimento sindical bancário deve utilizar para isso os recursos midiáticos para atingir efetivamente a opinião pública”.

Ronaldo Romeiro, presidente do Sindicato dos Urbanitários
Érica Fabíola destaca que o Banpará deve ser o principal agente de desenvolvimento do ParáJá o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Ronaldo Romeiro, reforçou que “a luta em defesa do Banpará também passa pelo combate ao Projeto de Parceiras Público e Privadas (PPPs) do governo de Simão Jatene (PSDB)”; e o diretor da CUT Pará, João Carlos, complementou que “a defesa do Banpará deve ser uma luta de toda a sociedade paraense e por isso, as diferenças políticas entre os movimentos sociais devem ser superadas.

Por fim, a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará Érica Fabíola ressaltou que “a nossa mobilização deve ser pela afirmação do Banpará como o principal agente de Deputado estadual Edilson Moura colocou seu mandato a disposição da luta em defesa do fortalecimento do Banparáfomento do desenvolvimento econômico, social e cultural do povo do Pará”, opinião compartilhada pela também diretora do Sindicato e funcionária do Banpará Odinéa Gonçalves que pontuou ainda que “o fortalecimento do Banpará deve contemplar a valorização do seu funcionalismo”.

Deputado Alfredo Costa também está na luta pelo fortalecimento do BanparáCarta aberta – Ao final do Seminário, as entidades organizadoras do evento formularam uma carta aberta em defesa do fortalecimento do Banpará, clique aqui e leia.

Fonte: Bancário PA

Comments are closed.