Bancários entregam pauta específica de reivindicações ao Bradesco

0

Documento foi aprovado no Encontro Nacional dos Funcionários do BradescoA Contraf-CUT, federações e sindicatos entregaram nesta quarta-feira 17 à direção do Bradesco, na Cidade de Deus, em Osasco (SP), a pauta específica de reivindicações dos trabalhadores do banco, que incluem PCCS/Remuneração, programa de reabilitação profissional, saúde e condições de trabalho, parcelamento do adiantamento de férias, vale cultura e auxílio-educação.

A pauta de reivindicações foi definida no Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, organizado pela Contraf-CUT entre os dias 2 e 4 de abril em Atibaia, no interior de São Paulo.

“Dirigentes sindicais do Bradesco de todo o país trouxeram para o encontro os anseios dos bancários de suas bases, manifestadas em encontros locais e regionais. Foi um processo democrático de construção da pauta de reivindicações que culminou com a elaboração do documento”, afirma Elaine Cutis, diretora da Contraf-CUT e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco.

“Aguardamos agora o retorno do banco, para iniciarmos o processo de negociação deste ano”, acrescenta Elaine.

As principais reivindicações – A pauta de reivindicações aprovada no Encontro Nacional traz a manutenção de reivindicações históricas dos funcionários do Bradesco, assim como novos temas. Os principais são:

Vale cultura (lei 12.761/2012) – A concessão aos funcionários desse benefício sancionado pela presidenta Dilma Roussef, conhecido com Programa de Cultura do Trabalhador, destinado a fornecer meios para o exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura.

Parcelamento do adiantamento de férias (de forma voluntária e dividida em até 10 vezes sem juros) – Benefício já existente no Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros bancos. Tem como objetivo não deixar os bancários praticamente sem salário quando voltam das férias.

Construção de acordo específico do Programa de Reabilitação Profissional (clausula 43º da CCT).

Negociação sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a fim de estabelecer um novo modelo, construído coletivamente com as representações dos trabalhadores.

Além desses, a minuta é composta ainda de temas recorrentes dos anos anteriores como auxílio-educação, plano de saúde, segurança bancária, dentre outros.

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.