Bancários param agência Banpará Cidade Nova contra demissões imotivadas

0

Bancários na luta contra a postura autoritária da direção do BanparáAlém do estresse, da jornada de trabalho excessiva e do temor da privatização, outros medos que assombram atualmente as cabeças dos funcionários do Banpará são os descomissionamentos sem justificativas promovidos pela atual diretoria do Banco e, mais recentemente, as demissões imotivadas, como a que ocorreu na agência Cidade Nova, em Ananindeua. E exatamente por conta dessa demissão imotivada, o Sindicato dos Bancários, a Contraf-CUT, a Fetec-CUT/CN e a Afbepa paralisaram as atividades da agência Cidade Nova do Banpará durante toda esta quinta-feira, 5 de abril.

“O Banpará vem agindo arbitrariamente contra seus funcionários, descomissionando, assediando moralmente e até demitindo sem justificativas. O Sindicato vai continuar na luta contra essa postura da direção do Banco, buscando o direito dos trabalhadores e o respeito a nossa categoria”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Entidades ergueram faixa em frente a agência contra os descomissionamentos e demissões imotivadasA diretora de saúde do Sindicato e funcionária do Banpará, Érica Fabíola, lembra que a demissão do bancário da agência Cidade Nova foi sem justa causa e que o bancário nem sequer teve chances de defesa, porque simplesmente o Banco alegou que ele não estava sendo acusado de nada e, portanto, não tinha porque se defender. “Por esse motivo, paralisamos o funcionamento da agência durante todo o dia de hoje (5) em protesto contra as injustiças que o Banpará vem praticando contra seus funcionários”, afirma.

A diretora da Fetec-CUT/CN e funcionária do Banpará, Vera Paoloni, ressaltou que “essa diretoria do Banpará não respeita ninguém. Não respeita trabalhador e nem cliente. Prova disso é que além de demitir um colega nosso aqui dessa agência sem explicações, também não explica à população porque resolveu fechar o serviço de autoatendimento nos finais de semana”.

POPULAÇÃO APOIOU O MOVIMENTO

Auto-atendimento funcionou normalmente durante a manifestaçãoAs entidades paralisaram o serviço da agência, mas garantiram o autoatendimento à população, que apoiou a manifestação dos bancários em defesa da reintegração do bancário da agência Cidade Nova demitido sem motivação justificada.

A corretora Carmem Lúcia Nascimento, por exemplo, é cliente da agência e afirma: “conheço o funcionário que foi demitido e não entendo o motivo. Ele era um ótimo bancário, sempre atendeu a todos com bastante atenção e isso causava uma certa raiva nos gestores. Teve uma certa vez que ele foi chamado atenção na frente de todo mundo por demora no atendimento, mas ele só queria fazer um bom trabalho”.

Já o policial militar Francisco Oliveira questionou que “o funcionário demitido era nota 10, sempre solícito. E agora como fica a nossa situação? É muita gente para pouco funcionário atender. Teve um dia que cheguei aqui para resolver um problema às 10h e só sai às 19h. Isso é um absurdo, é um desrespeito”.

A diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Odinéa Gonçalves, destacou a importância do apoio da população. “É muito relevante esse apoio da população, porque ela sabe que demissões no Banco afetam diretamente o atendimento ao público. Aqui na agência Cidade Nova, com essa demissão imotivada, ficam apenas 2 caixas para atender os clientes e usuários, um verdadeiro absurdo”.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.