Bancos ignoram segurança nas agências e não comparecem à reunião

0

Após anos de espera e de ofícios enviados o Sindicato conquista a retomada do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Bancária, interrompido desde 2011 no governo Jatene. Nesta quarta-feira (20) deveria ocorrer a segunda reunião após a retomada do GT, mas devido a ausência de representantes dos bancos privados e públicos, com exceção do Banco do Brasil, o encontro teve que ser remarcado. A nova data ainda será definida.

“É lamentável o descaso dos bancos com a segurança de seus próprios funcionários, clientes e usuários. A ausência de representantes das instituições financeiras só corrobora o que a gente sempre vem afirmando que as empresas não estão preocupadas com o tema, o que de fato importa são os lucros independente se para conquistar isso a vida dos trabalhadores e trabalhadoras são colocadas em risco”, critica o diretor do Sindicato e membro do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Sandro Mattos.

Para o dirigente sindical faltou também disposição da Secretaria de Segurança Pública (Segup) de oficializar e também lembrar, por meio de convite, a segunda reunião para os órgãos de segurança pública e dos bancos. “A nossa primeira reunião foi há um mês atrás então o ideal seria ter feito esse convite para lembrar aos participantes dessa segunda reunião. Além dos demais bancos, nem as polícias Civil, Militar e Federal compareceram”, finaliza.

Hoje seriam discutidos temas como: a comunicação entre as instituições bancárias e os órgãos de segurança; aplicação de todos os dispositivos de segurança determinados pela lei federal; e transporte de valores, onde os bancos deveriam apresentar os contratos com as empresas que prestam esses serviços.

BB em Dom Eliseu é assaltado – Enquanto isso, as estatísticas de assaltos a bancos no Pará só aumentam. Na madrugada do último sábado (16), uma agência do Banco do Brasil em Dom Eliseu, sudeste paraense, foi invadida por bandidos que quebraram a parede lateral do estabelecimento por onde conseguiram entrar.

Do lado de dentro, com a ajuda de um maçarico, eles arrombaram um caixa eletrônico e levaram dinheiro, mas o valor roubado não foi divulgado.

A polícia do município investiga o caso, ainda não há pistas sobre o paradeiro dos criminosos.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.