Bancos são alvos de fiscalização do Procon-PA

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No primeiro dia de operação de fiscalização do Procon-PA nos bancos de Belém, na última terça-feira (7), dois bancos foram autuados por irregularidades em alguns serviços, como: espera excessiva dos consumidores para obter o atendimento, falta do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e falta de funcionamento na maioria dos caixas. A fim de garantir o direito dos consumidores, o Procon irá continuar com a operação nos próximos dias, sem data final.

Segundo o órgão, a operação deve-se às diversas reclamações recebidas no período de janeiro a junho desse ano, recebidas pela equipe de fiscalização do Procon. O Sindicato dos Bancários contribuiu com várias denúncias.

“Só com fiscalizações efetivas e permanentes é que as leis das filas serão cumpridas e clientes e usuários serão respeitados pelos bancos. Para nós do Sindicato só com a contratação de mais bancários e bancárias é que a população finalmente vai poder contar com um atendimento melhor”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

A lei municipal 9005/2013 estabelece o limite máximo de 20 minutos de espera nas filas dos bancos, nos dias úteis, e de 30 minutos na véspera ou após feriados prolongados. A estadual 7.255/2009 determina, para todo o Pará, o prazo máximo de até 30 minutos, em dias normais, e até 45 minutos, em véspera e depois de feriados prolongados.

 

 

Fonte: Bancários PA com informações do Procon-PA

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