Bandidos causam pânico durante assalto ao BB de Baião nesta quinta

0

Agência-do-Banco-do-Brasil-em-Baião-é-alvo-constante-de-assaltantesUm grupo de criminosos assaltou, no início da tarde desta quinta-feira (17), uma agência do Banco do Brasil do município de Baião, no Baixo Tocantins, causando pânico à população. Dez pessoas foram feitas de escudo humano para a fuga dos criminosos, dentre elas dois funcionários e três vigilantes da agência, a única da cidade.

O bando invadiu a agência armados com escopetas, fuzis e metralhadoras, usando máscaras. Vários tiros foram disparados pelos bandidos durante toda a ação.

De acordo com informações preliminares, todo o dinheiro da agência foi levado pelos criminosos.

Uma equipe da Regional de Segurança do Banco do Brasil acompanha a situação no município.

Esse é o 39º caso de violência contra bancos no Pará entre janeiro e outubro de 2013, sendo 28 consumados e 11 tentativas. Em 2012, nesse mesmo período, o Sindicato dos Bancários registrou 36 ocorrências de violência contra bancos no Estado, das quais 27 foram consumadas e 9 foram tentativas.

Agência é alvo constante

Em 2010, a agência do Banco do Brasil em Baião foi assaltada no dia 1º de março. Em 2012 a agência foi assaltada duas vezes, no dia 8 de fevereiro e no dia 10 de agosto.

“Não é a toa que a nossa luta por mais segurança nos bancos é constante. Nossa Campanha nacional serviu não apenas para lutarmos por melhores salários, mas sobretudo por melhores condições de trabalho, o que significa, principalmente, mais segurança nas agências. Esperamos que os bancos e o Governo do Estado façam sua parte, no sentido de garanti a devida segurança aos bancários e à população”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Violência não dá trégua

Na sexta-feira da semana passada, dia 11 de outubro, uma quadrilha formada sete elementos (seis homens e uma mulher) assaltou a agência do Bradesco em Tucuruí, no sudeste paraense. Uma funcionária do banco e seus familiares foram feitos reféns desde a noite do dia 10/10 para consumar o assalto à agência no início da manhã, modalidade conhecida como “sapatinho”.

Na segunda-feira desta semana (14), o alvo dos assaltantes foram as agências bancárias de São Felix do Xingú, no sul do Estado. Na tarde daquele dia, dezoito homens com armamentos de grosso calibre praticaram assaltos simultâneos nas agências do Banco do Brasil e do Bradesco, onde bancários de ambas as unidades foram feitos reféns na fuga dos bandidos.

A quadrilha ainda assaltou uma agência lotérica e a agência do Banco da Amazônia na cidade, mas devido a intensa troca de tiros com a polícia o bando detonou explosivos que incendiaram e destruíram a unidade do Banco da Amazônia.

A polícia investida todos esses casos, mas até o momento ninguém foi preso.

Fonte: Bancários PA, com informações do DOL

Comments are closed.