Banpará atenta contra a liberdade sindical

0

Banpará atenta contra a liberdade sindicalEnquanto o Sindicato dos Bancários do Pará e demais entidades sindicais protestavam em frente à agência Banpará da Cidade Nova em Ananindeua, na quinta-feira passada (5), contra a demissão sem justa causa de um funcionário, o Banpará tentava impedir esse e outros movimentos na agência através de uma ação de interdito proibitório.

A manifestação foi para denunciar as arbitrariedades que a atual direção do Banco vem cometendo contra os seus funcionários, em um total desrespeito contra as conquistas da categoria, entre elas o Comitê Disciplinar.

“A direção do Banpará vem descomissionando sem justificativa e demitindo sem justa causa funcionários que não são sequer julgados pelo Comitê Disciplinar que existe há 25 anos graças à luta do Sindicato e dos funcionários. O Banco ainda alegou na ação de interdito que pode sim demitir seus funcionários sem qualquer justificativa, o que é um absurdo e um retrocesso”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

O Banpará também registrou na delegacia um Boletim de Ocorrência contra o Sindicato. Mas todas as tentativas de impedir o movimento sindical foram frustradas, e o ato aconteceu normalmente.

Na sentença, a juíza do trabalho Nágila de Jesus Oliveira Quaresma proibiu “a ocorrência de manifestações no interior da mesma (agência bancária), sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 até limite de R$ 50.000 em caso de descumprimento da ordem judicial”.

A juíza também autorizou o Banpará “a solicitar auxílio de força policial caso seja criado qualquer obstáculo ao cumprimento do presente”. E acrescentou: “o descumprimento desta ordem tipifica crime de desobediência a ordem judicial”.

“Mais uma vez a direção atual do Banpará mostrou onde está a sua verdadeira missão e preocupação que é a de impedir qualquer tipo de movimento em defesa dos bancários. Ao demitir um funcionário sem lhe dar a mínima possibilidade de defesa e ainda tentar impedir um ato de protesto legítimo, a diretoria do Banpará demonstrou mais uma vez sua faceta autoritária. O Sindicato não vai se intimidar diante das ameaças, e vai continuar lutando em defesa dos direitos dos trabalhadores”, ressalta a diretora de saúde do Sindicato e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

A manifestação do dia 5 teve o apoio da maioria da população, que ao contrário da alegação do Banco não se sentiu prejudicada. Entre os clientes que apoiaram o movimento estava Francisco Oliveira. Para ele, o problema na agência deve ser resolvido com a contratação de mais bancários e não com demissão. “O funcionário demitido era nota 10, sempre solícito. E agora como fica a nossa situação? É muita gente para pouco funcionário atender. Teve um dia que cheguei aqui para resolver um problema às 10h e só sai às 19h. Isso é um absurdo, é um desrespeito”.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.