CN2016: Banpará cancela mesa específica, ajuíza interdito, mas GREVE continua!

0

A informação de retomada da mesa de negociação específica com o Banpará veio na noite de ontem (29) após provocação do Sindicato dos Bancários do Pará através de ofício (leia aqui). O banco confirmou oficialmente a reunião para às 10 horas dessa sexta-feira (30), na matriz da empresa (leia aqui).

Porém, o Sindicato enviou novo ofício ao banco (veja aqui) para reagendar a reunião para às 10 horas da próxima segunda-feira (3), devido a coincidência de data e horário com a mesa específica do Banco da Amazônia realizada na manhã de hoje.

Como a direção do banco não respondeu, ficou subentendido que a reunião aconteceria nesta sexta. Por isso, como tem sido rotineiro nesses 25 dias de greve, logo cedo bancários e bancárias e dirigentes do Sindicato, da Fetec-CUT/CN e CUT Pará se concentraram em frente à matriz do Banpará, na Avenida Presidente Vargas, para aumentar a mobilização e convencer colegas que ainda não estão na greve a fortalecerem o movimento.

Entretanto, os dirigentes sindicais e todos os bancários e bancárias presentes na mobilização foram surpreendidos com a notícia de que a mesa específica com o Banco do Estado fora cancelada, sem nenhuma justificativa formal.

“Esperamos que o Banpará confirme formalmente o Sindicato a manutenção da reunião que solicitamos para a próxima segunda-feira (3), pois há uma expectativa muito grande no funcionalismo do banco pelo avanço das discussões em torno da minuta específica. Reafirmamos nossa disposição para o diálogo em busca de um bom acordo para os bancários e bancárias do Banco do Estado e esperamos que o banco compartilhe do mesmo sentimento”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Banpará consegue interdito

O Banpará ajuizou interdito proibitório, com pedido liminar tombado sob o nº 000.1361-37.2016.5.08.0004. A juíza designada para julgar o caso deferiu a tutela antecipada, determinando que o Sindicato dos Bancários, a AFBEPA e o movimento grevista se abstenham em proibir a entrada dos empregados, clientes e usuários, nas unidades do banco localizadas apenas em Belém, sob pena de multa. O Sindicato recebeu a referida intimação, por Oficial de Justiça, às 12h56 da manhã dessa sexta (30).

Greve continua

“Queremos deixar claro que interdito não põe fim à greve. Pelo contrário, reforça ainda mais nosso apelo funcionalismo do Banpará a não ceder a esse tipo de pressão antidemocrática. Seguiremos em greve até o Banco do Estado retomar a mesa de negociação e apresentar uma proposta decente ao seu funcionalismo. Por isso, orientamos todos e todas a fortalecer a greve, até que nossas reivindicações sejam atendidas”, ressalta a diretor a da Fetec-CN e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

Assembleia organizativa na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, às 16 horas, na sede do Sindicato, haverá assembleia organizativa para debater e definir estratégias de luta para o movimento paredista ao longo da próxima semana.
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.