Banpará diz que não vai pagar a promoção do PCCS

0

O silêncio do Banpará quanto ao não pagamento da promoção por antiguidade prevista na Cláusula 20 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente foi quebrado na manhã desta quarta-feira (4) após ato público e retardamento da abertura da agência Belém Centro em quase 1h. Logo após a paralisação, a direção do banco recebeu o Sindicato, representado pelo presidente, Gilmar Santos e a diretora, Vera Paoloni; e a Afbepa, representada pela presidenta, Kátia Furtado, para tratar do assunto.

“De acordo com o ACT, o banco se comprometeu em realizar a promoção por merecimento e antiguidade dos empregados, tendo como base os critérios previstos no Plano de Cargos e Salários. Tal pagamento deveria ter ocorrido em janeiro, mas até agora nada, sequer tivemos respostas do ofício encaminhado à presidência do banco. Como forma de pressionar a empresa a cumprir o que está garantido em acordo fizemos essa paralisação”, explica o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Além das promoções, na mesma norma coletiva, o marco temporal tem como termo inicial o dia 01.01.2017 e, a partir dessa premissa, as promoções deveriam ocorrer em janeiro de 2020.

O presidente do Banpará, Braselino Assunção, acompanhado de toda a diretoria e assessoria jurídica do banco, informou que não haverá o pagamento da promoção por antiguidade e merecimento, porque a empresa não teria atingido o lucro líquido presumido.

Num só tom de indignação, as entidades sindicais declararam que o funcionalismo aguarda essa promoção e que o não pagamento soa como um confisco de direitos.

“A campanha de valorização do funcionalismo do Banpará começou mês em janeiro, e hoje digo que oficialmente começamos a nossa Campanha Nacional, pois o desrespeito desse banco está muito além do não pagamento das promoções. Esse é um dos pontos urgentes. Foram 15 anos com o PCCS parados, 10 de luta até conseguir a inclusão da cláusula específica no acordo, para a empresa querer vir agora dar o calote? Vai ter que pagar porque está no acordo, porque teve lucro, porque tem dinheiro pra isso. Cadê a promoção, Banpará?”, questiona a dirigente sindical e bancária do Banpará, Vera Paoloni.

Às 18h30 tem assembleia!

Logo mais (4), às 18h30, tem assembleia com o funcionalismo do Banpará para ser deliberado em conjunto os próximos passos da campanha “PCCS: carreira, salário, justiça e transparência” e atualizar os bancários e bancárias sobre a reunião de hoje com a direção do banco. Não falte!

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.