Banpará diz que vai esperar FENABAN e se nega a negociar. É hora de aumentar a pressão!

0

Logo Campanha Nacional 2012A paralisação de 1 hora no prédio da matriz do Banpará realizado pelo Sindicato, Fetec Centro Norte e CUT/PA na manhã desta sexta-feira (24) serviu para fazer com que a direção do banco quebrasse o silêncio em relação ao apelo das entidades para a abertura imediata das negociações específicas em torno do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013 do funcionalismo do Banpará. Mas a resposta dada pelo banco é estarrecedora e nos causa indignação.

Em ofício enviado ao Sindicato na tarde de hoje (clique aqui para ler o ofício) o presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim Costa, comunica que vai aguardar o desfecho da mesa da Fenaban.

“Lamentamos profundamente a atitude da direção do Banpará em virar as costas para seus trabalhadores ao se negar a sentar com as entidades representativas para negociar o acordo coletivo da categoria. Dessa forma, não nos resta outra alternativa senão intensificar ainda mais as mobilizações da Campanha Específica no Banpará”, ressalta a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Ações sindicais

Desde a entrega da minuta no dia 6 de agosto, o Sindicato vem tentando reiteradamente iniciar as mesas de negociação específica no Banpará e negociar, de forma democrática, a construção do novo acordo de trabalho do funcionalismo do Banco. Somente nessa semana, dois atos públicos foram realizados em frente à matriz do Banpará cobrando o início das negociações, um na terça-feira 21 (clique aqui e relembre) e outro hoje (veja aqui).

O Sindicato também enviou carta aberta ao governador do Estado pedindo para que interceda junto à direção do banco pela abertura das negociações (clique aqui para ler a carta); e também enviou ofícios ao Tribunal Regional do Trabalho (veja o ofício) e à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (veja aqui também) com a mesma solicitação.

Mobilizações

O Sindicato prepara ainda novas mobilizações nas agências do Banpará para a próxima semana que inicia no dia 27, véspera do Dia dos Bancários, conforme decisão da reunião realizada nessa quinta-feira (23) com os delegados sindicais do Banpará em Belém, e que definiu estratégias para essas mobilizações.

Assembleia geral quarta-feira (29)

Na próxima quarta-feira (29), às 19h, o Sindicato irá realizar uma assembleia geral específica com o funcionalismo do Banpará para definir os rumos da Campanha 2012 no banco. Desde já, todos e todas estão convocados. Sua presença é fundamental, participe.

“O Banpará está cada vez mais intransigente e nega a negociação com os trabalhadores de toda forma. Por isso, é hora de arregaçarmos as mangas e intensificar as nossas mobilizações, pois com a força da nossa luta vamos conseguir abrir as mesas de negociação em busca de um acordo coletivo que atenda às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras do Banpará. Vamos à luta, até a vitória”, conclama a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

Esclarecimento

Chegaram ao Sindicato algumas assinaturas solicitando realização da assembleia dos funcionários do Banpará no dia 27/08, segunda-feira. Porém, o Sindicato esclarece que qualquer decisão tomada nesta data não teria validade legal, tendo em vista, os prazos para publicação de edital de convocação.

Cabe ressaltar, inclusive, que a Afbepa em momento algum defendeu em reunião realizada na última quarta-feira (22) assembleia no próximo dia 27. Ao contrário, quando se discutiu data para realização da assembleia, a presidenta da Afbepa afirmou que o dia 29 seria a melhor data para realização da atividade, sobretudo para uma melhor mobilização dos bancários e bancárias do Banpará.

As principais reivindicações dos funcionários do Banpará são:

*Piso do DIEESE (R$ 2.416,38) com reflexo no PCS, respeitando o percentual de 5% entre os níveis;
*PLR linear para todos;
*PCS não vinculado às metas;
*Promoção para todos no PCS na data base;
*Aumento de comissão para TODOS;
*Valorização dos funcionários do SAC;
*FIM do assédio moral;
*Placas sobre pausa de 10 minutos e ginástica laboral.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.