BB: Contingenciamento por convencimento não é medida de prevenção

0

Na tarde de ontem (19), o Sindicato dos Bancários esteve reunido com a superintendência do Banco do Brasil na região para cobrar as medidas de prevenção nas agências em todo o Pará.

Segundo o banco, grupos de risco estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com doenças crônicas, cardiopatas, baixa imunidade e idosos, serão liberados para o teletrabalho, caso seja possível, mas para isso é necessário preencher um formulário interno e entregar ao gestor ou gestora. Alguns cargos de confiança, como superintendentes e gerentes também irão trabalhar em casa

Para os demais bancários e bancárias será estabelecido turno de trabalho para que haja menor circulação de pessoas nas unidades e que possam manter distância uma das outras. Os responsáveis que estão com os filhos em casa terão 1h de abono da jornada.

Quanto ao acesso de clientes e usuários nas agências, o BB informou que é feito através de contingenciamento por convencimento.

“Condenamos esse tipo de contingenciamento, os bancos precisam determinar como será feito o acesso às agências, que na nossa avaliação deve ser feita somente em casos de extrema necessidade, como por exemplo, alguém que precisa receber o salário e não tem cartão do banco. Esse controle deve ser feito desde o auto atendimento e não deixar as pessoas próximas”, pondera o presidente do Sindicato dos Bancários que é bancário do banco, Gilmar Santos.

Outras medidas

Hoje (20), o Sindicato disponibilizou dois modelos de ofícios, já assinados, que solicitam fiscalização da vigilância sanitária caso a agência bancária não esteja realizando os procedimentos necessários para a contenção do vírus, como as medidas de higiene básica e contingenciamento.

Além disso, o Banco Central emitiu ontem circular com determinações aos bancos enquanto perdurar, no Brasil, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19).

Prevenção não combina com desinformação

Acompanhe no nosso site e redes sociais a atualização das notícias sobre coronavírus que estejam relacionadas ao setor financeiro.

Além disso, denúncias podem ser feitas pelos mesmos canais de comunicação. Precisamos estar juntos, atentos e cada um fazendo sua parte, isso vai passar!

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.