Bolsonaro faz apologia ao estupro e ofende deputada Maria do Rosário

0

Jair Bolsonaro poderá ser processado por quebra de decoroO PT deve entrar com ações contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Nesta terça-feira (9), Bolsonaro disse, em plenário, que não estupraria a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) porque “ela não merece”.

O líder da bancada do PT na Câmara, Vicentinho (SP), afirmou que o partido apresentará uma representação no Conselho de Ética da Câmara e estuda medidas jurídicas contra o parlamentar.

Para Vicentinho, a postura de Bolsonaro é criminosa. ” Fazer apologia ao estupro é uma das coisas mais criminosas e mais inconcebíveis das relações humanas”, disse. “Um parlamentar não pode ter postura que desrespeita a lei e afronte a dignidade das pessoas.”

No início da tarde desta terça-feira, durante sessão extraordinária na Câmara, Bolsonaro disse ter sido alvo de acusação da petista e gritou com a deputada. O parlamentar mandou a deputada não sair do plenário, para ouvi-lo.

“Fique aí, Maria do Rosário. Há poucos dias você me chamou de estuprador no Salão Verde e eu falei que eu não estuprava você porque você não merece. Fique aqui para ouvir”, disse. ” Por que não falou da sua chefe, Dilma Rousseff, cujo primeiro marido sequestrou um avião e foi pra Cuba, participou da execução do major alemão? O segundo marido confessou publicamente que expropriava bancos, roubava bancos, pegava armas em quarteis e assaltava caminhões de carga na Baixada Fluminense. Por que não fala isso?”, afirmou o parlamentar. “Vá catar coquinho! Mentirosa, deslavada e covarde. Eu a ouvi falando aqui as asneiras dela.”

Antes, a deputada e ex-ministra dos Direitos Humanos havia discursado contra as manifestações que pedem o impeachment da presidente Dilma e a volta da ditadura. Maria do Rosário falou sobre a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e da entrega do relatório da Comissão da Verdade para a presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (10).

Visivelmente emocionada, Maria do Rosário disse sentir “uma grande dor” por ter sido agredida pelo deputado. “Tenho o direito de trabalhar com liberdade e acredito que uma atitude violenta, que um pronunciamento violento não é contra a minha pessoa, De fato, agride todas as mulheres”, disse.

A ex-ministra e deputada não quis falar se ingressará com alguma ação contra o deputado.

Fonte: Valor Econômico

Comments are closed.