Bradesco em Ipixuna do Pará fica destruído após assalto

0

A ação criminosa durou cerca de 1 hora segundo a polícia, mas as imagens de quem presenciou o assalto ou foi um dos reféns provavelmente ficarão por muito mais tempo na memória dos moradores de Ipixuna do Pará, nordeste do estado.

Na madrugada do último sábado (30), assaltantes usaram explosivos e detonaram dois caixas eletrônicos e um cofre da agência do Bradesco no município. A unidade ficou completamente destruída. Uma casa e uma loja, localizadas perto do local, também ficaram danificadas.

“Assim que soubemos do assalto entramos em contato com um representante do banco e fomos informados que nossos colegas irão trabalhar no Posto de Atendimento Bancário que tem na cidade, e lá também será a opção para atendimento à população. Como a ação criminosa foi na madrugada, nenhum dos bancários e bancárias, nem clientes e usuários estavam dentro da agência, mas infelizmente, quem estava na rua acabou sendo feito refém. Na quarta-feira, o Sindicato irá até a cidade para conversar com os colegas e prestar todo o auxílio e orientação que forem necessários”, afirma a diretora do Sindicato e bancária do Bradesco, Eliana Lima.

De acordo com testemunhas, os criminosos chegaram armados com fuzis em três carros. Várias pessoas que estavam em uma lanchonete foram mantidas reféns.

Durante a fuga, os bandidos saíram atirando em direção às viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Um guarda ficou ferido e foi encaminhado para o hospital.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), os reféns foram liberados após a fuga dos bandidos e ninguém ficou ferido.  Ainda de acordo com Segup, um homem suspeito de estar envolvido no assalto foi preso na manhã desta segunda-feira (1º).

Ele deu apoio à quadrilha no dia do assalto. Não foi detalhado como foi a ajuda dele aos criminosos. A Segup segue o trabalho buscas para encontrar os demais envolvidos.

O suspeito levou policiais civis e militares a um acampamento, distante cerca de 2 horas do centro da cidade, onde foram encontrados coletes balísticos, explosivos e dinheiro danificado que, de acordo com a Polícia, é resultado do roubo.

Os policiais ainda apreenderam duas motocicletas que teriam sido utilizadas no crime. O suspeito foi levado para a Delegacia de Ipixuna do Pará onde prestava depoimento até o início da tarde de hoje.

Enquanto isso… negociações sobre segurança bancária não avançam

Na semana passada, a segurança bancária foi tema de negociação entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban que disse que em 2021, apenas 3% das transações bancárias foram realizadas em agências bancárias e, por isso, não há porque fazer tanto alarde na retirada de portas de seguranças e vigilantes das agências. Mas, um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que, ainda que em números relativos as transações via agências tenham perdido espaço, 48% delas são com movimentação financeira e que isso demonstra a importância de haver sistemas de segurança e vigilantes em qualquer tipo de agência bancária.

“De fato houve uma redução significativa nos ataques a bancos, mas não podemos deixar que haja flexibilização das medidas de segurança. Infelizmente parte dos bancos se nega a olhar esse tema com a seriedade que merece e têm aberto novas unidades sem porta giratória, ou retirado um dos mais importantes dispositivos de segurança durante expediente bancário; além da presença física de vigilantes. Temos percebido isso em várias cidades visitadas durante nossas Caravanas Bancárias”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA com Contraf-CUT e G1 PA

Comments are closed.