Caixa: 162 anos de desenvolvimento e luta

0

No último dia 12 de janeiro tivemos uma tripla comemoração: aniversário da Caixa; aniversário de 407 anos da Capital Paraense; posse da nova presidenta da Caixa, Rita Serrano.

Em Belém a comemoração do Sindicato foi na Agência Pedreira, comandado pela nossa vice-presidenta, Vera Paoloni, pois a presidenta Tatiana Oliveira, que é funcionária da Caixa, estava em Brasília para a posse da presidenta Rita Serrano.

Cristiane Aleixo, diretora de bancos federais e funcionária da CEF, discursou sobre a importância de comemorar este aniversário. “Hoje é um dia festivo, a Caixa completa 162 cumprindo seu papel social. Esse é um novo ciclo que se inicia, que traz consigo o resgate e a valorização da nossa categoria. Temos uma presidenta no comando do banco. Uma do funcionalismo, que vive e sabe das nossas lutas. Isso logo após passarmos por escândalos de assédio moral e sexual. Bons ventos sopram anosso favor. Vida longa à Caixa”, desejou.

A Caixa vem se reinventando, e ao longo do tempo se faz cada vez mais importante para o Brasil. Os funcionários e funcionárias, assim como nos outros bancos, estiveram na linha de frente durante a pandemia, mas a Caixa pagou o auxílio emergencial, eram milhões de clientes formando filas quilométricas para receber o benefício. Tivemos muitos colegas adoecidos da COVID-19, mas também psicologicamente.

O último ano foi de muito desgaste do banco. O funcionalismo desvalorizado, altas metas, foi uma gestão de medo. Ainda assim, a Caixa segue exercendo o seu papel fundamental para o país.

Para a vice-presidenta e funcionária do Banpará, temos muito a comemorar. “O nosso ‘feliz aniversário’ é ‘pra’ Caixa, mas os parabéns vão para o funcionalismo que resistiu bravamente a esse período, e que continuará resistindo com imenso ânimo e esperança nesta era de reconstrução”, parabenizou Vera Paoloni.

Os 162 anos de história da Caixa também fazem parte da vida de outros milhares de brasileiros e brasileiras, que também estiveram presentes na agência da Pedreira.


“A Caixa é o maior agente nacional de financiamento dos brasileiros e brasileiras com a possibilidade da casa própria, e agora com a volta de um governo que prioriza o nosso povo, terá mais importância de novo. Parabéns a todas e todos os funcionários da Caixa Econômica Federal em todo o Brasil e a Diretoria do Sindicato dos Bancários do Pará”, disse o representante da Central dos Movimentos Populares (CMP), Paulo Cohen.

Além da CMP, outros movimentos populares urbanos também estiveram presentes, como a União Nacional por Moradia Popular. O ato também contou com a representação da Central única dos Trabalhadores – CUT/Pará, da Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB/Pará, da Intersindical.

O presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF/PA, Alberto Henrique, participou ativamente do nosso ato político-simbólico. “Nossos parabéns se estendem ao funcionalismo da Caixa que faz o banco ser realmente do povo brasileiro”, afirma. A APCEF integra a rede da FENAE, uma das entidades promotoras da atividade alusiva ao aniversário da Caixa.

Após o ato político, a diretoria, o funcionalismo, os clientes e entidades bateram os parabéns e dividiram o bolo.

A alegria e esperança estavam estampadas nos rostos das e dos presentes que anseiam por um novo tempo na Caixa, com melhores condições de trabalho e mais valorização da categoria no banco.

Viva a Caixa! Feliz 162 anos desse banco que desenvolve um papel social fundamental para o Brasil e para o povo brasileiro.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.