Campanha Nacional 2024 começou no Banpará com o 16º Encontro Estadual

0

Era pouco mais de 22h, de quarta-feira (8), quando bancários e bancárias do Banpará, de todo o estado, aprovaram diversos itens da pauta específica da minuta de reivindicações a ser entregue à direção do banco. “Foi um debate extenso, mas muito enriquecedor, já que pelo formato que foi realizado, o virtual, conseguimos ouvir colegas de todo nosso estado. E que apesar da extensão territorial e realidades diferentes, uma pauta comum: o sistema interno do banco precisa urgente de melhorias que possibilitem que o bancário e bancária, que está na linha de frente, possa de fato atender clientes e usuários, que insatisfeitos com a demora, falhas no sistema, acabam culpando o trabalhador e a trabalhadora. Todas as sugestões apresentadas serão compiladas e transcritas para minuta de reivindicações do funcionalismo do Banpará”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Os problemas de instabilidade no sistema do banco não são novidade. Em novembro de 2022 o assunto repercutiu na imprensa, e de lá pra cá tem se agravado e ficado cada vez mais recorrente.

“Infelizmente um problema tecnológico tem gerado doenças físicas e psicológicas em muitos colegas; e principalmente os do interior do estado, quando vão em busca de atendimento médico pelo plano de saúde Unimed, não conseguem especialistas credenciados. Essa é outra demanda que estará na nossa minuta de reivindicações e paralelamente a isso, também estamos realizando em nosso site uma pesquisa de satisfação, para ratificar o nosso pedido de ampliação da rede credenciada ou parcerias com outros planos de saúde, já que o banco insiste em dizer que desconhece tais dificuldades”, comenta a vice-presidenta do Sindicato, Vera Paoloni, que também é bancária do Banpará.

Clique aqui e responda a pesquisa

Em Marabá, por exemplo, apenas um hospital particular é credenciado ao plano de saúde, o que torna a espera por atendimento longa. “A saúde não pode esperar pelo mesmo tempo, o que faz com que muitas vezes a gente tenha que pagar particular e pedir reembolso, o que também demora, ou ir para a capital em busca de atendimento. E infelizmente nem todo gestor ou gestora compreende e libera o colega”, conta a diretora de meio ambiente do Sindicato, Heidiany Moreno, que também é bancária do Banpará no município do sudeste paraense.

Para além de tecnologia e saúde, reestruturação das agências

“Como diretora recém-liberada, por quase 5 anos estive lotada em agências no interior do estado, na região do Marajó. Minha última função foi como coordenadora de retaguarda e tesouraria, uma função que acumula as atribuições de dois cargos em apenas um: gerente de serviços internos e tesoureira. Esse acúmulo de funções é um reflexo da necessidade de mais bancários e bancárias nas agências que só tem aumentado, já que a meta do governo é estar com o Banpará presente em todo o estado. Hoje as agências são classificadas por níveis, sendo estes níveis fatores determinantes para a estrutura de quadro de pessoal, e remuneração das funções gratificadas. Diante disso, sugiro a reestruturação das agências logo após a sua reclassificação, pois existe agência que permanece com quadro funcional desproporcional às demandas diárias. Unidades que demonstram e comprovam seus resultados, conseguem a mudança de nível, mas que ainda não tiveram sua reclassificação organizacional e estrutural efetivadas. Essa reestruturação adequa-se à real necessidade dos nossos colegas que merecem ter todo seu esforço e dedicação reconhecidos, com a criação de novos cargos comissionados, e ampliação do quadro funcional”, explica a diretora de juventude, Fabianny Cardoso.

A presidenta da Associação dos Funcionários do Banpará (Afbepa), Kátia Furtado, também participou do 16º Encontro Estadual e apresentou várias propostas coletadas junto ao funcionalismo.

“Ficamos muito felizes com a participação de tantos bancários e bancárias, de todo o Pará, e suas sugestões sobre reajuste das gratificações de função; implantação de um PCCS com regras definidas e perenes, garantindo as promoções por antiguidade apenas pela contagem de tempo de empresa; e o merecimento, com regras bem definidas; incentivo ao desenvolvimento acadêmico, com adicionais por graduação e pós-graduação, aperfeiçoamento e outros que agreguem; além de outras proposições. Nosso muito obrigada a todos e todas”, agradece a diretora do Sindicato, Érica Fabíola, que também é bancária do Banpará.

A cada rodada de negociação, reunião de esclarecimento

No final do Encontro do Banpará, o Sindicato dos Bancários combinou uma novidade para esta Campanha: a de realizar reunião de esclarecimento, ao funcionalismo do banco, a cada rodada de negociação; além de divulgar, como foi feito na última Campanha Nacional, as cláusulas debatidas por mesa.

Da mesma forma, a entidade sindical irá disponibilizar o texto das cláusulas específicas negociadas, localmente, que estarão no Acordo Coletivo, 48 horas antes da assembleia deliberativa, é ela que tem a finalidade de discutir e deliberar sobre determinados temas.

Moção de solidariedade

Os bancários e bancárias do Banpará também aprovaram moção de solidariedade à população do Rio Grande do Sul que sofre a maior enchente da história há cerca de duas semanas com 107 mortos, 136 desaparecidos, outros 374 feridos e mais de 1,4 milhão de pessoas afetadas pelos temporais.

Além disso, desde o início desta semana, o Sindicato dos Bancários se soma à corrente de boas energias e doações e começou uma campanha de arrecadação de fraldas, absorventes, produtos de higiene pessoal, de limpeza, água mineral, alimentos não-perecíveis, roupas e calçados.

A sede em Belém e subsedes em Santarém e Marabá são pontos de arrecadação. É só deixar em um dos endereços que a entrega lá no Sul é por conta do Sindicato.

Consulta Nacional até dia 2 de junho

Esse é o prazo final para que bancários e bancárias de todo o país possam responder à Consulta Nacional que também serve de apoio às resoluções dos Encontros Regionais e Conferências Estaduais e Nacional.

Todas as bancárias e bancários, mesmo que não sejam filiados, podem responder ao questionário e apontar quais devem ser, em sua opinião, as prioridades da campanha no que se refere à remuneração, questões sociais, saúde e condições de trabalho, entre outros pontos.

Para responder, basta acessar o link https://consultabancarios2024.votabem.com.br/

 

 

Fonte: Bancários PA com G1

Comments are closed.