Campanha Tributar os Super-Ricos realiza live nesta sexta-feira (12)

0

A Campanha Tributar os Super-Ricos realiza nesta sexta-feira (12), a partir das 19h, a live “Tributar os Super-Ricos e o Mundo do Trabalho”. Este será o primeiro de uma série de oito debates virtuais nos meses de agosto e setembro, para aprofundar a discussão sobre as necessárias alterações do sistema tributário. Com o mote “Que os super-ricos paguem a conta”, a série de diálogos visa promover o movimento nacional pela justiça fiscal e pela redução das desigualdades. As transmissões serão feitas pelos canais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) no Facebook e no Youtube.

Participam do primeiro evento a professora de Direito e Processo do Trabalho da UFRGS e juíza no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Valdete Souto Severo, e o sociólogo, assessor técnico das centrais sindicais e ex-diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz, com mediação do presidente do Instituto de Justiça Fiscal (IJF), Dão Real Pereira dos Santos.

A taxação progressiva do Imposto de Renda (IR), o capital improdutivo, a financeirização da riqueza, a proteção às vítimas da covid, a desigualdade de raça e gênero e o tamanho do Estado estão entre as temáticas das lives semanais. Ladislau Dowbor, Renato Aroeira, Renato Simões, André Luis Cabral de Lourenço e Simone Deos serão alguns dos convidados.

Propostas para o país sair da crise e reduzir a desigualdade

“A intenção é oferecer subsídios para que os governos tenham propostas concretas para aplicar na recuperação econômica e social, compreendendo que a justiça fiscal é central para promover igualdade e alterar estruturas tributárias que privilegiam os mais abastados e penaliza os mais pobres”, sintetiza o presidente do IJF e um dos coordenadores da Campanha Tributar os Super-ricos, Dão Real Pereira dos Santos.

Ele acrescenta que a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional não promove justiça fiscal. “Entendemos que há medidas urgentes, como tributar grandes fortunas, acabar com a isenção sobre lucros e dividendos para sócios de empresas, rever renúncias fiscais como ações pontuais mais rápidas e impactantes nesse momento de aumento da fome e da miséria”, argumenta.

A segunda live ocorre dia 17 de agosto, 19h, com a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, e o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Moreno Falcão, sobre os efeitos do congelamento da tabela do IR sobre os trabalhadores.

Na oportunidade, o IJF lançará um documento de 32 páginas com quatro propostas para um sistema tributário mais justo. A atividade terá a participação do integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile.

Sugestões aos candidatos
A intenção dos proponentes é que o compêndio de sugestões sirva aos candidatos ao governo e parlamentos na adoção de medidas urgentes para o país sair da profunda crise econômica e social, aprofundada com a pandemia.

A Campanha Tributar os Super-Ricos já protocolou seis projetos de lei em setembro de 2021 que, se aprovados, gerarão R$ 300 bilhões em receitas, com a tributação de apenas 0,3% da população mais rica do país.

Cronograma de lives

11/8 – Tributar os Super-Ricos e o Mundo do Trabalho – Clemente Ganz e Valdete Severo
17/8 – Tributar os Super-Ricos e a Elevação Artificial do IRPF sobre os trabalhadores – Juvandia Moreira e Isac Moreno Falcão
25/8 – Tributar os Super-Ricos e a Justiça Fiscal – Renato Aroeira
1/9 – Tributar os Super-Ricos e o Capital Improdutivo – Ladislau Dowbor
8/9 – Tributar os Super-Ricos e a Proteção às Vítimas da Covid – Renato Simões
15/9 – Tributar os Super-Ricos e a Financeirização da Riqueza
22/9 – Tributar os Super-Ricos e o Estado como Empregador de Última Instância – André Luis Cabral de Lourenço e Simone Deos
29/9 – Tributar os Super Ricos e as Desigualdades de Raça e de Gênero

 

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.