Caravana Bancária no Marajó: Copa da agência do BB em Portel vira sala de atendimento durante reforma

0

Portel é a última parada do navio que sai diariamente de Belém e tem como principal destino o município de Breves, no Arquipélago do Marajó. Portel também foi uma das rotas da Caravana Bancária no Marajó.

Perto do meio-dia, debaixo de um sol exclusivo para cada morador do Pará, a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim desembarcou em Portel rumo à agência do Banco do Brasil, e a fachada da unidade já mostrava que por ali algo estava um tanto diferente.

A obra que está com o prazo de conclusão atrasado há pelo menos dois meses acontece em pleno expediente bancário. A copa da agência virou uma das salas de atendimento, parte do piso ainda não foi instalado e poeira está por todo canto.

“Obras são necessárias e bem-vindas desde que ocorram fora do expediente por conta de todos os transtornos que presenciamos, colegas, clientes e usuários alérgicos com certeza devem sentir as reações devido à poeira, sem falar no que desconforto sentido em trabalhar num local em visíveis péssimas condições. Tudo isso será repassado ao setor responsável do banco”, comenta Rosalina Amorim.

Além da falta de um ambiente de trabalho confortável e seguro, a agência carece de mais bancários e bancárias diante do aumento da demanda em tempos de pandemia. A esperança de dias melhores, com a chegada de mais trabalhadores e trabalhadoras, vem junto com o maior concurso público nacional da história do país: foram 1.645.975 inscrições no total, sendo 1.605.751 para as vagas de Escriturário (Agente Comercial) e 40.224 para as de Escriturário (Agente de Tecnologia). As inscrições já terminaram, mas as provas só serão realizadas em 26 de setembro.

Já no Bradesco, a necessidade do funcionalismo está na insegurança que acomete todos os Postos de Atendimento da corporação que não possuem porta giratória com detector de metais. A falta desse item fundamental para a segurança de bancários, clientes e usuários é pauta recorrente nas reuniões com a direção regional do banco que alega cumprir pelo menos mais um dos itens estabelecidos na Lei Federal 7.102/83.

O sistema de segurança previsto para estabelecimentos financeiros pela Lei inclui vigilantes preparados para esta função; alarme capaz de permitir, com segurança, comunicação entre o estabelecimento financeiro e outro da mesma instituição, empresa de vigilância ou órgão policial mais próximo; e pelo menos, mais um dos seguintes dispositivos:

. equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens que possibilitem a identificação dos assaltantes;

. artefatos que retardem a ação dos criminosos, permitindo, permitindo sua perseguição; identificação ou captura; e,

. cabina blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.

Agenda cumprida, hora de partir para Breves, último destino da Caravana Bancária no Marajó.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.