Cassi avança na gestão participativa com a realização de 17 Conferências de Saúde

0

A Cassi, por meio da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, realizou 19 Pré-Conferências e 17 Conferências de Saúde dos Conselhos de Usuários em 2015, na construção de uma gestão democrática, transparente e participativa.

Na condição de responsável pela gestão dos Conselhos de Usuários, a Diretoria empenhou esforços em busca de patrocínio Financeiro e logístico junto às entidades representativas, para realização dos eventos previstos para o ano de 2015, devido ao contingenciamento orçamentário da Cassi.

As entidades representativas apoiaram e patrocinaram, integralmente, as Pré-Conferências e Conferências de Saúde dos Conselhos de Usuários, garantindo que esses encontros ocorressem para a consolidação da participação social na Cassi.

O engajamento dos Conselhos de Usuários estaduais na divulgação prévia das Conferências, realizadas a cada dois anos, em conjunto com as Unidades Cassi e principalmente com o apoio da Anabb,
dos Sindicatos de Bancários, de entidades representativas locais e da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, resultou na maior média de público por Conferência neste ano, aumentando, inclusive, a participação dos funcionários da ativa do BB. Os eventos reuniram 2.097 participantes neste ano, 91% a mais em comparação ao ano de 2013, onde o público foi de 1.098, conforme quadro comparativo de público nas Conferências realizadas nos anos de 2013 e 2015:

1450727825comparativo-18-prestando-contas--cassi

Nas Conferências também acontece a renovação dos Conselhos de Usuários, processo do qual todos os beneficiários da Cassi podem participar.

Essa maior participação do Corpo Social pode trazer melhorias nos resultados em saúde com maior participação no Modelo de Atenção Integral à Saúde, que na Cassi se dá pela Estratégia Saúde da Família (ESF).

As Conferências, que tiveram como tema “Sustentabilidade da CASSI”, foram apresentadas pelo Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, William Mendes, que reforçou a importância da participação social e da busca de novas propostas para a melhoria da Caixa de Assistência por meio do conhecimento adequado do que é a instituição: uma autogestão em saúde.

Os eventos reúnem associações de participantes e representantes dos Planos de saúde Cassi e de outros segmentos do funcionalismo do BB, além de representantes da Caixa de Assistência. O objetivo é ampliar o debate sobre saúde, além de promover e integrar os conselheiros, permitindo estimular a maior participação nas ações de saúde realizadas pela Cassi.

Há Conselhos instalados em todos os estados e no DF. Além disso, a Diretoria estimulou o debate e promoveu a criação dos Conselhos de Usuários de Rondônia e Amapá, ampliando a participação dos beneficiários na construção das políticas de saúde da Cassi nas duas regiões. Os dirigentes eleitos pelo Corpo Social entendem ser fundamental a Participação Social para se encontrar a melhor solução para o custeio e a sustentabilidade da entidade.

Os eleitos defendem fortalecer a relação com os Conselhos de Usuários e as Entidades Representativas para recuperar a cultura de pertencimento à Caixa de Assistência e ampliar o Modelo de Atenção Integral à Saúde, baseado na atenção primária e no uso mais inteligente dos serviços.

Fonte: Diretores e conselheiros eleitos da Cassi

Comments are closed.