Categoria aprova prestação de contas 2020 do Sindicato

0

Em assembleia virtual, bancários e bancárias avaliaram os investimentos da entidade sindical no exercício 2020 e aprovaram a boa gestão dos recursos

Com 89,29% dos votos, a Assembleia Ordinária Virtual que analisou a prestação de contas do exercício 2020 do Sindicato dos Bancários do Pará na noite dessa segunda-feira 15, aprovou a boa gestão dos recursos investidos pela categoria em sua entidade de classe.

Na abertura da assembleia, que ocorreu telepresencialmente pelo aplicativo Zoom Meeting, a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, fez uma homenagem a todos os bancários e bancárias e seus familiares que foram vítimas da Covid-19 nesse mais de um ano de pandemia e ressaltou que a entidade segue firme na luta pela vacinação da categoria e por mais proteção para quem está na linha de frente do atendimento bancário nas agências.

Outra homenagem emocionante foi e exibição de um vídeo em memória do ex-diretor do Sindicato, Saulo Araújo, que faleceu no dia 8 de março, vítima de um câncer.

Mesmo com pandemia, Sindicato esteve presente nas lutas

A presidenta Tatiana Oliveira também fez uma retrospectiva das principais ações do Sindicato dos Bancários do Pará em 2020, onde destacou:

– A primeira Campanha Nacional virtual dos Bancários e Bancárias;
– Realização de encontros e conferências virtuais para organizar a pauta e a luta;
– Manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva e Acordos de Trabalho;
– A primeira Eleição Sindical Digital da entidade para o triênio 2020-2023;
– As campanhas contra demissões nos bancos, reestruturações e de defesa dos bancos públicos;
– As caravanas sindicais por todo o Pará;
– Os investimentos em comunicação, formação, assessoria jurídica e atividades culturais, inclusive com o primeiro BumbaBancário digital da categoria;
– Ações de saúde e prevenção ao novo coronavírus, com circulação de mensagens radiofônicas em carros de som e distribuição de máscaras ao sindicalizados e sindicalizadas;
– A campanha de atualização do Estatuto Sindical;
– Além das reformas dos telhados do Ginásio Poliesportivo, da sede administrativa e da instalação da usina de energia solar da entidade.

“O ano de 2020 nos colou diante de um grande desafio, que foi reinventar nossa forma de atuação sindical durante a pandemia. Mesmo com o distanciamento social, garantimos todas as atividades preparatórias da nossa Campanha Nacional, assim como as mesas de negociação, assembleias e votações eletrônicas, inclusive na nossa eleição sindical. Também fomos as ruas denunciar a destruição dos Bancos Públicos com o governo Bolsonaro, as demissões nos bancos privados durante a pandemia, rodamos todas as regiões do Pará para acompanhar as necessidades da categoria. Enfim, o ano que passou foi desafiador, mas temos certeza de que não faltou ação do nosso sindicato em defesa da categoria e da classe trabalhadora”, afirma a presidenta Tatiana Oliveira.

Contas transparentes

O diretor financeiro Sandro Mattos apresentou o balanço financeiro do Sindicato dos Bancários em 2020, o qual fechou o exercício com superávit. No quadro comparativo com o exercício 2019 o resultado operacional líquido positivo foi praticamente equivalente. A final foi apresentado o parecer do Conselho Fiscal favorável à aprovação da prestação de contas do Sindicato.

“Os investimentos que a entidade sindical fez em campanha nacional, eleição sindical, reformas patrimoniais e na instalação da nossa usina de energia solar foram necessários e elevaram nossas contas em 2020, mas todas essas demandas foram necessárias para nossas lutas, nossa democracia de classe e para as economias futuras do Sindicato dos Bancários do Pará, que serão traduzidas em mais benefícios para nossos associados e associadas e para toda a categoria”, ressalta Sandro Mattos.

Confira aqui:

Balanço Patrimonial 2020

Balanço Patrimonial 2019-2020

DRE Comparativa 2019-2020

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.