CN2020: Assinatura do ACT garante direitos no Banco da Amazônia

0

Agora, o próximo passo para as entidades sindicais é garantir o início das mesas permanentes de negociações das pautas específicas

A Campanha Nacional 2020 no Banco da Amazônia chegou definitivamente ao fim nesta sexta-feira (25) com a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022 e do ACT da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o que garante todos os direitos conquistados com a luta dos bancários e bancárias na Campanha Nacional desse ano.

Os trabalhadores e trabalhadoras da instituição foram representados pelo presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos; pelo secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga; e pelo dirigente da Fetec-CUT Centro Norte e coordenador da Comissão de Empregados do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.

O Banco da Amazônia foi representado pelo diretor Luiz Otávio Maciel e pelos coordenadores de negociação Francisco Moura e Bruna Paraense.

Mesas permanentes – As entidades sindicais solicitaram a construção de uma agenda para início das mesas permanentes de negociações. O Banco informou que também tem interesse em iniciar as discussões e deve enviar em breve uma proposta de calendário, com indicativo de inaugurar com as mesas de segurança bancária, teletrabalho e Plano de Cargos, Carreias e Salários – PCCS.

“De fundamental importância a assinatura do Acordo Coletivo e do Acordo de PLR do Banco da Amazônia no mesmo mês em que a Fenaban e demais bancos públicos também assinaram nossa CCT de demais ACT’s específicos, o que garante todos os direitos da categoria e as conquistas que alcançamos com a nossa luta na Campanha Nacional 2020”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos.

“Diante da conjuntura difícil que a classe trabalhadora enfrenta no país, a manutenção de todos os direitos dos empregados e empregadas do Banco da Amazônia nesta Campanha Nacional é uma vitória importante para nossa categoria”, destaca o secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga.

“A assinatura do Acordo é o que de fato garante nossos direitos e conquistas. Entretanto, nossa luta não para por aqui, pois nossa luta por um novo PCCS, melhores condições de trabalho, de saúde, segurança e outros assuntos continua. Queremos agora dar início às mesas permanentes e defender os interesses e direitos da nossa categoria no Banco da Amazônia”, ressalta o coordenador da comissão de empregados do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.

Principais pontos do ACT Banco da Amazônia

– Renovação do ACT anterior naquilo que não colidir com o acordo atual;
– Reajuste Salarial: seguir a proposta da FENABAN;
– Abono pecuniário no valor de R$ 2.000,00;
– Antecipação da PLR, no valor de R$ 1.000,00, em até dez dias após a assinatura do acordo;
– Fracionamento do horário de amamentação em dois períodos, a pedido da empregada;
– Representação dos empregados no CICOR;
– Mesa específica para tratar sobre segurança bancária;
– Mesa específica para tratar sobre o PCCS;
– Programa Saúde Amazônia:
Reajuste pelo INPC/IBGE em setembro de 2020;
Reajuste pelo INPC/IBGE + 0,5% em setembro de 2021.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.