Comando Nacional manda ofício ao BB e CAIXA pedindo fim das aglomerações de clientes nas agências

0

O Comando Nacional dos Bancários enviou nesta sexta-feira (20) um ofício ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal pedindo providências para acabar com as aglomerações de clientes nas agências.

Entre os dias 17 a 20 de março, após o anúncio feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de medidas de crédito a pessoa física e jurídica; bem como de pagamento de R$ 200,00 aos trabalhadores informais e autônomos, houve uma corrida a muitas agências do BB e Caixa.

“Trata-se de um anúncio feito de forma irresponsável, sem medir as consequências. O governo tem que prover renda pra quem está e quem vai ficar desempregado por causa da epidemia, a proposta deles sequer atende a todos, e qualquer medida tem que ser feita de forma planejada, do contrário, gera o caos que estamos vendo nas agências”, afirmou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. “Por isso estamos pedindo que seja limitado o atendimento nessas agências apenas para casos de extrema necessidade”, completou.

Para Juvandia, a forma omissa e irresponsável do governo de lidar com a epidemia está gerando desorganização e caos, inclusive nas agências bancárias de todos os bancos. “Parte da população ainda não entendeu a importância nesse momento do isolamento social e continua indo aos shoppings, bancos, etc. sem nenhuma necessidade. Isso ocorre por falta de comando do Governo Federal”, disse. “A corrida aos supermercados; farmácias para comprar álcool gel, máscaras, etc. se dá por falta de medidas efetivas desse governo”, completou.

No ofício enviado aos presidentes do BB e da Caixa, a Contraf-CUT, em nome do Comando Nacional dos Bancários, observa que a Organização Mundial da Saúde reconhece a situação gerada pela novo coronavírus (COVID-19), como pandemia e que o Ministério da Saúde do Brasil reconhece que já há contaminação comunitária da doença.

O ofício chama a atenção ainda para o grande aumento de usuários que procuram as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal devido às medidas anunciadas pelo governo, que impactam a rotina de trabalho nestes bancos e solicita que sejam emitidos comunicados por parte destas instituições, em conjunto com o Governo Federal, no sentido de esclarecer o público em geral que tais medidas ainda não estão em vigor e que ir nas agências por ora, é inútil e atenta contra a segurança de todos.

Solicita também que sejam suspensos os atendimentos nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal até a normalização e regulamentação da concessão das medidas citadas, limitando o atendimento presencial às situações emergenciais.

Por fim, o ofício pede que seja discutido com o Comando Nacional dos Bancários a operacionalização de tais medidas junto às agências de modo que seja seguro a todos, tanto usuários quanto trabalhadores bancários, objetivando reduzir ao máximo o risco de contágio.

A Contraf-CUT também já informou ao Ministério da Saúde sobre as condições de atendimento em algumas agências do Banco do Brasil e em especial da Caixa Econômica Federal em decorrência do anúncio feito pelo governo.

 

Fonte Contraf-CUT

Comments are closed.