Comitê da Rede Credenciada do Saúde CAIXA reúne-se em busca de melhorias no atendimento

0

A cada dois meses os membros do Comitê da Rede Credenciada do Saúde CAIXA reúnem-se para acompanhar o atendimento que vem sendo oferecido, pelo plano, aos titulares e dependentes em todo o Pará e Amapá. Na manhã da última quinta-feira (16), representantes da categoria (Heider Alberto, diretor do Sindicato e Ana Alice de Souza, da Associação dos Aposentados) e do banco (Patrícia Sousa,TBN da GIGOV BE, Rafael Mesquita, assistente regional da SR Norte do Pará e Guilherme, supervisor do Saúde CAIXA), encontraram-se para a terceira reunião do ano.

Apesar dos esforços, da Gerência de Filial Gestão de Pessoas (Gipes Belém – PA), em busca de novos credenciados no sul do Pará, bancários e dependentes estão recorrendo à rede particular desde o dia 29 do mês passado nas especialidades que não possuem cobertura do plano, quando a Unimed Sul suspendeu o convênio com o Saúde CAIXA. (A diretora do Sindicato, Tatiana Oliveira não compareceu à reunião porque estava em São Paulo em outra agenda sindical)

Segundo a Gipes, foram feitas diversas tentativas para a renovação ou prorrogação do convênio com a Unimed Sul do Pará, mas foram todos negados pelo presidente da cooperativa que, em contrapartida, se limitou a oferecer um plano particular empresarial em que os beneficiários deveriam pagar mensalidades mesmo sem utilização, com custo fixo mensal muito acima do limite negociável pelo Saúde CAIXA e com formato não autorizado pelo banco. Além disso, até a assinatura de outro convênio, a Unimed Sul teria garantido atendimento médico de urgência e emergência para o funcionalismo da Caixa, bem como a internação; mas a promessa não estaria sendo cumprida já que alguns usuários recorreram aos serviços e não foram atendidos.

Enquanto um novo convênio não é firmado, os bancários estão sendo reembolsados de forma integral mediante prévia autorização e comprovação das despesas médicas. Ainda de acordo com a Gipes, duas funcionárias da Gerência estiveram novamente na região para conseguir firmar contrato com o Hospital Climeci – Unimed Sul do Pará, além de outras clínicas que foram analisadas pelo Saúde CAIXA e a documentação vem sendo recolhida.

Urgência pediátrica – “É importante incluir no site e aplicativo do Saúde CAIXA uma especialidade que relacione os hospitais que atendem urgência pediátrica, pois tivemos um episódio preocupante de uma colega com o filho passando mal e ela ligou para o S.O.S. Vida para saber qual unidade mais próxima se dirigir com a criança e teve dificuldade de identificar qual hospital atende urgência pediátrica. Atualmente, somente o Hospital Adventista faz esse atendimento em Belém”, conta o dirigente sindical e empregado da Caixa, Heider Alberto.

Porto Dias – O Saúde CAIXA busca renovar o credenciamento do hospital Porto Dias, que foi uma das pautas apresentadas na reunião anterior do Comitê. A Gipes entrou em contato no início do mês passado, mas até agora não teve resposta.

O Sindicato reiterou o pedido para que a Gerência tente agendar uma reunião com o Porto Dias, no máximo até o mês de julho; antes do quarto encontro do Comitê marcado para agosto.

Problemas operacionais – Durante a reunião também foi informado que o novo sistema do Saúde CAIXA continua com problemas operacionais como emissão de carteiras, solicitação de reembolso e inclusive cadastro de novos credenciados. De acordo com a Gipes, esses problemas estão sendo tratados pela matriz, mas há uma lista de espera para a resolução dos problemas de implantação do sistema.

Check-up – A única clínica que realizava check-up pelo Saúde CAIXA em Belém fechou. A Gipes já estaria em busca de novas opções.

Relatório de credenciados – O Sindicato solicitou o relatório de processos de credenciamento à Gipes que informou que a lista de novos credenciados e descredenciados está disponível em um aplicativo interno. De acordo com a Gipes também foi elaborado um acompanhamento especial para o sul do Pará, devido a urgência para ampliação da rede nessa região.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.