Concursados do Basa pedem apoio do Sindicato por novas convocações

0

Aprovados no último concurso público do Banco da Amazônia querem saber o cronograma de novas chamadas e prazo de validade do certame

Uma comissão que representa aproximadamente 800 pessoas aprovadas para o cadastro de reserva do último concurso público do Banco da Amazônia, realizado em 2021, veio até a sede do Sindicato dos Bancários do Pará na tarde desta segunda-feira 03/04, para reunir com a direção da entidade sindical em busca de apoio para sua luta por convocação dos aprovados.

A comissão dos concursados pediu a ajuda do Sindicato para pressionar o Banco da Amazônia a informar qual é o cronograma de convocações previsto pelo Basa; e qual o prazo real de validade deste concurso, tendo em vista que ele completa 2 anos em maio de 2023, mas não se sabe se o Banco vai prorrogá-lo pelo mesmo período, conforme previsão do edital.

“O Banco da Amazônia já chamou 200 aprovados neste concurso de 2021. Porém, houve a desistência de 50 convocados e nenhuma nova chamada. O que queremos saber é quantos aprovados para o cadastro de reserva ainda serão efetivamente chamados pelo Basa? E qual o cronograma de convocações e o prazo de validade desse concurso?”, questiona Samuel Meireles, um dos aprovados que integra a comissão dos concursados.

Compromisso do Sindicato

A presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, junto com os dirigentes sindicais Sandro Mattos e Luiz Otávio Pereira, que é empregado do Basa, acolheram o pedido da comissão dos concursados e se comprometeram em pautar esse assunto com a nova direção do Banco da Amazônia, que deverá ser nomeada em breve pelo novo Governo Federal.

A direção do Sindicato esclareceu à comissão que a realização deste concurso estava relacionada a um déficit de pessoal no quadro profissional do Banco da Amazônia e que a convocação dos aprovados não tem nada a ver com a situação do Quadro de Apoio ou de qualquer outro segmento interno do Basa que luta em defesa do seu emprego, como afirma a própria Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST.

“Agradecemos aos concursados do Basa pela confiança em trazer sua reivindicação ao nosso Sindicato. Acolhemos o pleito, assim como fizemos anteriormente com comissões de concursados de outros bancos públicos, e nos comprometemos em formalizar essa pauta junto ao Banco da Amazônia, tendo em vista que a nossa luta pelo fortalecimento dos bancos públicos está relacionada a mais contratações e a melhores condições de trabalho”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.