As representantes eleitas pelos trabalhadores e diretoras do Sindicato dos Bancários, Érica Fabíola, Odinéa Gonçalves e Heydiane Moreno participaram ontem (23) da primeira reunião do Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) após a Campanha Nacional 2012.
Durante o encontro, as dirigentes sindicais apresentaram várias demandas da categoria, entre elas graves problemas das agências do interior, como a precariedade na estrutura física, o reduzido quadro funcional e o horário de funcionamento das agências e PABs. As agências de Itupiranga e Conceição do Araguaia, que foram recentemente visitadas pelo Sindicato, foram citadas como exemplo da necessidade de imediatas providências.
Em relação ao horário diferenciado de atendimento ao público, o Sindicato orienta os bancários e bancárias, em especial os do interior do Estado, a anotarem todas as horas extras e caso o banco não efetue o pagamento, os trabalhadores devem procurar imediatamente à entidade para que medidas sejam tomadas
Ainda em relação ao assunto, a representante do banco no CRT informou que a mudança é uma decisão de gestão, mas que todas as horas extras estão sendo pagas.
“O Banpará, alegando melhorar o potencial de concorrência entre bancos, recentemente alterou o horário de funcionamento das agências do interior e essa mudança vem causando sérios problemas aos trabalhadores. Todos os outros bancos funcionam cinco horas por dia, mas o Banpará agora atende ao público por pelo menos seis horas”, lembrou a diretora do Sindicato e funcionária do banco, Érica Fabíola.
Outras demandas – As dirigentes também solicitaram que o Banpará revise a taxa de juros nos empréstimos aos funcionários, que está maior do que a taxa para os clientes externos.
Também foi cobrado a imediata implementação do ponto eletrônico e a retomada do tíquete extra.
Outra demanda é de que ocorra um sistema de rodízio entre os funcionários quando haja necessidade de substituição da chefia.
Mesas de negociação permanente – O Sindicato também já solicitou ao banco a abertura de uma mesa de negociação específica para tratar do ponto eletrônico, tíquete extra e horário de funcionamento das agências no interior. Durante a Campanha Nacional, o Banpará afirmou, nas rodadas de negociação, o compromisso de manter essas mesas de negociação permanente com o Sindicato.
Fonte: Bancários PA