Contra Covid-19, CUT-PA pede ao Governador fechamento dos bancos

0

No ofício enviado a Helder Barbalho nesta segunda (06), a CUT afirma que a vida da categoria bancária e da população vale mais que a economia, no combate ao coronavírus

Até a publicação dessa matéria o Pará registrava 102 casos da Covid-19, sendo duas bancárias da Caixa. Do total de casos confirmados, 2 mortes, uma em Santarém e outra em Belém.

Em todo o país, 490 mortos, 4 bancários e mais de 11.000 casos. Mesmo diante do crescimento acentuado e acelerado da curva de casos, diariamente as agências bancárias seguem lotadas do lado de fora, principalmente as unidades da Caixa.

Caixa em Santarém na última quinta-feira (3) mostra a gravidade de contaminação pelo coronavírus nas agências bancárias

“Não tem bastado contar com o bom senso das pessoas seja para ficar em casa, seja para manter o distanciamento nas filas, ou qualquer outro tipo de prevenção. Contingenciamento não reduziu as filas e não somente clientes e usuários, bancários e bancárias, que não estão em home office, correm risco todos os dias no local de trabalho que sequer tem álcool em gel, máscaras ou luvas todos os dias. A vida de nossos colegas vale mais do que a economia”, destaca o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Após vários ofícios e tentativas de reunião com o governador do Pará Helder Barbalho (MDB), para discutir o funcionamento das agências bancárias no estado, a luta pela prevenção da categoria ganhou mais um reforço na manhã desta segunda-feira (6), a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PA), que tem o Sindicato dos Bancários do Pará como um dos filiados, pede o fechamento dos bancos.

No ofício, a Central propõe “que as transações financeiras sejam feitas nos caixas eletrônicos, mantendo o atendimento mínimo para casos essenciais como, compensação bancária, numerário e processamento de envelopes nas máquinas de autoatendimento e atendimento excepcional a quem não possua cartão”.

No mesmo documento, a CUT também apresenta outras sugestões para várias categorias de trabalhadores e trabalhadoras.

Agência Banpará Castanheira no período de pagamento dos servidores públicos também mostra a gravidade de se ter bancos lotados durante a pandemia do coronavírus

“O Sindicato dos Bancários fez o mesmo pedido que a CUT faz hoje, e fomos um pouco além, que os atendimentos presenciais sejam agendados antes de acontecerem. O que tem sido feito pelas autoridades locais até agora tem sido de extrema importância para prevenção, mas precisa ampliar, sabemos que parte dos serviços bancários é essencial e somente eles devem acontecer, sem cobrança nenhuma de metas”, afirma a diretora do Sindicato e também secretária geral da CUT-PA, Vera Paoloni.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.